Em 2025, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, projeta nosso cinema para importantes eventos do mercado estrangeiro
O Brasil foi anunciado como o “País de Honra” do Festival de Cannes 2025. A homenagem ao País acontece em um momento importante de intercâmbio entre Ceará e França. O audiovisual, realizado por nossos talentos cearenses, se destaca no processo de internacionalização da cultura promovido pelo Governo do Ceará.

Hoje, a Terra da Luz mostra sua arte nos principais eventos da indústria cinematográfica. “Motel Destino”, de Karim Aïnouz, foi indicado ao principal prêmio do Festival de Cannes 2024. Rodado inteiramente no litoral cearense, com equipe técnica e elenco majoritariamente local, a produção concorreu pela premiação da Palma de Ouro.
A participação de “Motel Destino” no importante festival francês abriu caminho para novas ações de intercâmbio internacional. Em 2025, a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) desenvolve três iniciativas que projetam nomes locais da sétima arte. São os projetos “La Factory”, “Porto MIS CinéFabrique” e “Produire au Sud”.

Karim Aïnouz durante as filmagens de “Motel Destino” em Beberibe Foto: Maria Lobo
O cinema e as inúmeras ramificações do audiovisual compõem um segmento que gera emprego e renda. Qualificar, incentivar, promover parcerias e levar nossos filmes para o mercado nacional e estrangeiro são algumas das políticas públicas fortalecidas pela Secult. O cinema cearense completou 100 anos de existência e vive um efervescente período produtivo e criativo.
“Estamos muito felizes com o anúncio do Brasil ser homenageado no Marché du Film, dentro do Festival de Cannes. Celebramos a circulação do cinema nacional, se projetando no mercado internacional. É um momento muito importante de celebração do cinema brasileiro e do cinema cearense. Comemoramos juntos”, avalia a coordenadora de Cinema e Audiovisual da Secult Ceará, Camila Vieira.
Ceará nos cinemas do mundo
No ano do centenário do cinema cearense, “Estranho Caminho”, de Guto Parente, estreou no renomado Festival de Tribeca (EUA). O filme trouxe dos Estados Unidos os prêmios de “Melhor Filme”, “Melhor Roteiro” (Guto Parente), “Melhor Fotografia” (Linga Acácio) e “Melhor Performance” (Carlos Francisco).
Indicado ao Oscar 2024 pela Academia Brasileira de Cinema, “Estranho Caminho” representou o Brasil Prêmio Cinematográfico José María Forqué (ESP). A lista de produções apoiadas pela Secretaria da Cultura, que circularam em festivais ou salas do mercado internacional, incluem obras como Pajeú, “Tremor Iê”, “Memórias da chuva, “O Clube dos Canibais”, “Inferninho” e “A praia do fim do mundo”.
Formação para o audiovisual cearense
A projeção internacional de “Motel Destino” mostra o trabalho de formação realizado pelos espaços públicos de cultura mantidos pelo Governo do Ceará. É o exemplo da Escola Porto Iracema das Artes. Há dez anos, o equipamento desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Karim Aïnouz é um dos criadores do laboratório CENA 15, onde atuou como tutor durante nove anos e hoje é mentor. Alunos e alunas que passam pelo projeto desenvolvem a escrita de longas-metragens de ficção, da ideia inicial à primeira versão do roteiro. A formação aborda “pesquisa”, “estrutura”, “trama e subtrama”, “criação de personagens”, “formatação de roteiros”, além de outros conteúdos para se criar uma história para o cinema.

Atividade formativa realizada na Porto Iracema das Artes Foto: Micaela Menezes
Ao longo de 11 edições, de 2013 a 2023, o Cena 15 qualificou 120 roteiristas para longas-metragens de ficção, documentários e séries de TV. Foi neste território criativo de formação ao mercado de trabalho que o roteirista cearense Wislan Esmeraldo (integrante da turma de 2014 do laboratório) topou o convite de Karim em desenvolver o roteiro de “Motel Destino”.
“A homenagem ao Brasil no Festival de Cannes deste ano chega num momento importantíssimo para o cinema brasileiro, com seguidas premiações internacionais. O Ceará esteve no ano passado com ‘Motel Destino’ no Festival, num momento de reconhecimento das políticas públicas estaduais de audiovisual. A participação do filme na disputa da Palma de Ouro em Cannes proporcionou uma série de agendas de trabalho, parcerias que viabilizarão novas experiências de formação e realização, expandindo novas conexões no campo do audiovisual”, destaca a diretora da Porto Iracema das Artes, Bete Jaguaribe.
Intercâmbio internacional
Atualmente, no campo audiovisual, o Ceará participa de três ações de intercâmbio. São os projetos “La Factory”, “Porto MIS CinéFabrique” e Produire au Sud. Estas iniciativas são decorrentes dos encontros e trabalhos que ocorreram no âmbito do Festival de Cannes de 2024, ampliando o processo de internacionalização da cultura cearense.
Após uma década revelando novos realizadores audiovisuais em todo mundo, o projeto “La Factory” chega ao Brasil, a partir do Ceará. Trata-se de parceria da Secretaria da Cultura com o Festival de Cannes/Quinzena de Realizadores e integra a programação do Ano Brasil na França, que acontece ao longo deste ano.
A iniciativa prevê a realização de quatro curtas brasileiros, com exibição garantida na Quinzena de Realizadores Cannes-2025. Este intercâmbio imersivo reúne jovens cearenses e franceses que ainda estão em processo de formação. O cineasta Karim Aïnouz é o patrono da edição cearense do projeto.
Já o projeto “Porto MIS CinéFabrique” promove a realização de dois curtas-metragens de ficção a partir de um processo formativo. Esta iniciativa nasce de parceria entre Museu da Imagem e Som do Ceará (MIS-CE), Porto Iracema das Artes e o programa internacional “Cine Nomad School”, da CinéFabrique, escola de cinema localizada em Lyon, na França.
Estudantes do segundo ano de graduação na CinéFabrique e aluno de cinema e audiovisual do Ceará produzirão dois curtas-metragens. O objetivo aqui é ensinar e criar coletivamente, compartilhando visões de mundo e práticas criativas diferentes, com foco na experimentação técnica e no intercâmbio cultural.
Para isso, os alunos franceses ficarão durante três semanas no Ceará. O programa contempla, ainda, a ida do/a diretor/a e do/a montador/a de cada filme para uma temporada de pós-produção na sede da CinéFabrique, para a montagem dos filmes. A “Cine Nomad School” tem atuação em países como Burkina Faso, Myanmar, Marrocos, Estados Unidos, Polônia e Etiópia, e aposta no intercâmbio entre jovens de diferentes nacionalidades para o desenvolvimento de projetos audiovisuais.
Por sua vez, o “Produire au Sud” é um programa de formação profissional dedicado a produtores e realizadores dos três continentes (África, América Latina, Ásia). O processo é voltado aos desafios e demandas da coprodução internacional. O projeto é uma parceria com o Festival des 3 Continents, de Nantes, na França.
“O cinema do Ceará já é destaque internacional. Desde a participação de ‘Motel Destino’ em Cannes trabalhamos em várias parcerias internacionais que terão culminância este ano”, situa a diretora adjunta do MIS, Natasha Faria.
Investimentos nos últimos 10 anos
Somente entre os anos de 2014 a 2024, o Governo do Ceará, por meio da Secult Ceará, investiu o montante de R$ 129.727.381,77 (fomento direto) em políticas estruturantes do setor audiovisual. Nesse período, foram publicados 10 editais que beneficiaram 574 agentes culturais, contemplando 727 projetos distribuídos por 69 municípios das 14 macrorregiões.
Os investimentos credenciam o audiovisual como importante vetor da economia criativa, gerando postos de trabalho e aquecendo o mercado da produção cinematográfica. Permite a filmagem de produções no estado, aprimora e forma novos profissionais nos espaços culturais mantidos pelo Estado e projeta nossos filmes pelo mundo.
Em 2024, seis longas-metragens de profissionais cearenses e gravados no estado ocuparam, simultaneamente, as salas de cinema do Brasil. Anualmente, diversas produções audiovisuais com sotaque local conquistam reconhecimento nacional e internacional. São filmes que destacam a diversidade de nossas histórias e os contínuos investimentos destinados ao setor audiovisual pelo Governo do Ceará.

Cena de “A Filha do Palhaço” (2023), de Pedro Diógenes
Os filmes são “A Filha do Palhaço” (2023), de Pedro Diógenes; “Estranho Caminho” (2023), de Guto Parente; “Greice” (2024), de Leonardo Mouramateus, “Mais Pesado é o Céu” (2023), de Petrus Cariry, “Vermelho Monet”, de Halder Gomes e “Motel Destino” (2024), de Karim Aïnouz.
Em 2025, o Governo do Ceará lançou o 15º Edital Ceará de Cinema e Audiovisual, como parte da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, alinhada ao Programa de Desenvolvimento do Cinema e Audiovisual Cearense. Serão selecionados 114 projetos, divididos em quatro modalidades, totalizando um investimento de R$ 15.900.000,00 (quinze milhões e novecentos mil reais).
Este edital tem o objetivo de apoiar financeiramente a realização de projetos de audiovisual associados à produção e finalização de curtas-metragens e longas-metragens, bem como a finalização de longas-metragens e séries. Também visa o desenvolvimento de roteiros e a distribuição de longas-metragens e séries, o apoio para plataformas de streaming para licenciamentos de curtas-metragens, longas-metragens e séries, além da manutenção ou criação de cineclubes.