Mestre em taekwondo, artista plástico e formado em administração de empresas, foi no cinema que Halder Gomes seguiu sua carreira profissional, onde conquistou lugar de destaque com sucessos de bilheteria com suas comédias autorais.
Ao invés de deixar o Ceará, criou a sua própria Holliúdy, atraindo anualmente investimentos para sua terra e suas histórias que, na esmagadora maioria, são rodadas no sertão cearense.
A carreira de Halder Gomes no cinema começou em 1991 como dublê em filmes de artes marciais nos Estados Unidos. Dez anos depois estreava como diretor no longa No calor da terra do sol, que teve sua primeira exibição pública em 2004 no Cine Ceará. Em seguida rodou o curta Cine Holiúdy – O astista contra o caba do mal, base para seu quarto longa, Cine Holliúdy, que em 2013 foi o filme brasileiro que alcançou a maior média de público por sala. A trama teve continuidade em 2019 com Cine Holliúdy 2 – A Chibata Sideral. No mesmo ano, a saga de Francisgleydisson (Edmilson Filho) inspirou a série Cine Holliúdy. Em 10 episódios, a série foi lançada inicialmente no serviço de streaming Globoplay e posteriormente na Rede Globo, se tornando um fenômeno de audiência do horário na sua estreia e na reprise um ano depois, também em horário nobre da emissora. O DNA Cine Holliúdy obteve resultados fenomenais em todos seus desdobramentos da franquia em todo o Brasil e em festivais nos cinco continentes, destroçando de vez a diminutiva e limítrofe expressão “regionalista”.
Numa trajetória marcada pela diversidade de gêneros e temas , Halder Gomes dirigiu também o terror The Morgue (2008/codireção com Gerson Sanginitto) nos EUA, o premiado curta documentário Loucos de Futebol (2007), o drama As mães de Chico Xavier (2011/codireção com Glauber Filho), a comédia de ação O Shaolin do Sertão (2016), a comédia urbana Os Parças (2017), o stand-up para a Netflix Edmilson Filho em: notas, uma comédia de relacionamentos (2017), além de diversas peças de teatro originais de comédia estreladas por Edmilson Filho. Em tempos de pandemia, entre outros trabalhos em desenvolvimento, finalizou em 2021 o longa Vermelho Monet (inédito), seu primeiro drama com temática sobre pintura, filmado em Lisboa; filmou a comédia Bem-vinda a Quixeramobim. Realizou durante o lockdown o curta Cóu Stóries – a convite de Kleber Mendonça Filho através do Instituto Moreira Sales -, um olhar sarcástico sobre o uso da tecnologia como alternativa ao não presencial, que potencializaram infinitas reuniões virtuais chamadas de “calls“.
Como produtor, em parceria com Mayra Lucas (Glaz Entretenimento), lançou em 2020 na Netflix a comédia de ação/policial Cabras da Peste, um dos fenômenos do ano na plataforma, dirigido por Vitor Brandt, e o suspense psicológico Dente por Dente (Globoplay), dirigido por Júlio Taubkin e Pedro Arantes. Ainda no início da pandemia chegou a filmar um quarto da 2ª temporada da série de tv Cine Holliúdy, interrompida pelo pico da doença, com retorno programado para 2022 juntamente com a 3ª temporada. No momento, Halder filma no sertão cearense a primeira temporada de uma série de comédia e ação para o streaming.
A HOMENAGEM
A homenagem, com direito a entrega do Troféu Eusélio Oliveira, será feita na cerimônia de abertura do evento, dia 27 de novembro no Cineteatro São Luiz Fortaleza. Informações sobre a distribuição dos ingressos serão divulgadas em breve por aqui!
De 27 de novembro a 3 de dezembro, nossa programação será presencial em Fortaleza, em transmissão de TV no Canal Brasil, Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo e on-line no canal do YouTube.
O 31º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira, e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor. Conta com o Canal Brasil como Exibidor Oficial. Apresentação: SP Combustíveis. Patrocínio VIP: Nacional Gás, Esmaltec e Indaiá. Patrocínio: Piraquê e Cagece.
Com Informações do Cine Ceará