Com a presença da comunidade médica e acadêmica, amigos e familiares, o lançamento ocorrerá no Clube Náutico Atlético Cearense no dia 12 de abril, data de nascimento de Waldemar Alcântara.

O legado de um dos personagens mais influentes da história política e da saúde pública do Ceará, Dr. Waldemar de Alcântara, é descrito na biografia “Dr. Waldemar Alcântara: o médico e o político na memória social”, de autoria de Gisafran Nazareno Mota Jucá. A obra será lançada no dia 12 de abril (sábado), data de nascimento de Waldemar Alcântara, às 11h, no Náutico Atlético Cearense, com entrada aberta ao público. O livro é uma publicação da Fundação Waldemar Alcântara (FWA), com o patrocínio do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) e marca os 80 anos do ICC e os 40 anos da FWA. 

Na abertura, o público será recepcionado com apresentação da Orquestra Sanfônica de Maracanaú. Já durante a manhã de autógrafos e celebração da memória e do impacto de Dr. Waldemar na sociedade cearense, os convidados serão embalados ao som do Quinteto Regional, que tocará músicas de época. O livro estará à venda por R$50, e toda a renda será destinada à Casa Vida ICC, um espaço de acolhimento do instituto.

O presidente do Clube Náutico, Henrique Vasconcelos, destaca que é uma honra para o Clube Náutico Atlético Cearense receber o lançamento do livro sobre a vida e obra de Waldemar de Alcântara, este que sempre defendeu a saúde pública com visão e compromisso. 

“Esta é mais do que uma homenagem a uma figura marcante da nossa história, é também uma celebração dos 80 anos do Instituto do Câncer do Ceará, uma das instituições mais importantes do nosso estado. Trazer este evento para o Clube Náutico é, para nós, um reconhecimento do valor da memória, da cultura e das instituições de saúde que proporcionam uma assistência de qualidade e são referências no País. Estamos felizes em abrir as portas do clube para um momento de reflexão, história e respeito ao legado de quem fez diferença na vida de tanta gente”, conclui.

A Obra

O livro retrata a vida multifacetada de Waldemar Alcântara, destacando suas contribuições na medicina e na política, avaliando a importância de suas realizações para o Ceará, tanto na época de sua atuação quanto os reflexos no estado atualmente. O autor Gisafran Jucá ressalta que “a ação contínua de um profissional da saúde – médico e político – projeta-se como um tema que merece ser explorado, a fim de revelar os desafios e contrastes enfrentados ao longo de sua vida, que permanecem vivos na memória social e nos diversos espaços sociais”.

Waldemar Alcântara

O cearense José Waldemar de Alcântara e Silva nasceu em São Gonçalo do Amarante em 1912, ano da queda da oligarquia Acciolina, e faleceu em Fortaleza no dia 10 de dezembro de 1990. Médico, professor e político brasileiro, Waldemar Alcântara teve uma trajetória marcada por sua atuação nos mais diversos cargos públicos, como deputado estadual, deputado federal, secretário de Educação e Saúde, vice-governador, governador e senador. Como deputado estadual constituinte em 1947, foi uma figura central na União pelo Ceará.

Ao longo de sua trajetória política, Waldemar Alcântara vivenciou momentos decisivos da história do Brasil, incluindo o fim da República Velha, a Revolução de 1930, o Estado Novo, a redemocratização de 1945 e o Regime Militar. Sua contribuição para a saúde pública do Ceará também foi notável. Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia em 1938, foi nomeado em 1939 para o cargo de médico sanitarista do Departamento de Saúde Pública do Estado do Ceará, assumindo a função em 1940 na cidade de Quixadá. Em 1943, o médico foi designado para chefiar o Centro de Saúde de Fortaleza, o segundo cargo mais importante da saúde pública estadual.

Como secretário de Educação e Saúde no Governo Raul Barbosa, inaugurou em 1952 o Sanatório de Maracanaú, um marco em sua administração, cuja construção havia começado em 1938, enquanto liderava a Campanha Nacional contra a Tuberculose no Ceará. Waldemar Alcântara também fundou e atuou em importantes instituições de saúde, como a Faculdade de Medicina, o Instituto do Câncer e o Instituto dos Cegos, deixando um legado duradouro para o estado do Ceará e para o país.

O autor

Gisafran Nazareno Mota Jucá é Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1992) e fez Pós-Doutorado em História Urbana pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor da Universidade Federal do Ceará no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e Professor Titular da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: História Urbana, História Regional, História Oral, História Social e Educação. Membro efetivo do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) desde 2002.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Dr. Waldemar Alcântara: o médico e o político na memória social”, de Gisafran Nazareno Mota Jucá

Dia: 12 de abril (Sábado)

Horário: 11h
Local: Clube Náutico Atlético Cearense (End:  Av. Abolição, 2727, Meireles)

Acesso aberto ao público

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *