Com direção de Hiroldo Serra, a montagem tem no elenco Manoela Bacelar, Marcia Sucupira, Roberto Reial, Ildo Mota, Luís Costa, Amenhotep Rodrigues, Natali Lima, Érica Cardoso, Paulo César Cândido e Rafael Xerez.

O teatro cearense se prepara para uma temporada de emoções à flor da pele! O icônico texto “O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues, um dos maiores autores do teatro brasileiro, ganha nova montagem em comemoração aos 68 anos do grupo Comédia Cearense, com direção de Hiroldo Serra. O espetáculo será encenado no mês de maio, dias 03, 10, 24 e 31, sempre às 20h, no Teatro Nadir Papi Saboya, em Fortaleza. Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla.

Esta é a segunda montagem de “O Beijo no Asfalto” pela Comédia Cearense. A primeira foi há exatos 60 anos, com grandes nomes do teatro no elenco, entre os quais, Aderbal Freire Filho, B. de Paiva e Haroldo Serra, fundador do grupo. 

A trama, originalmente escrita em 1960, segue mais atual do que nunca ao abordar hipocrisias sociais, manipulação midiática, limites da moralidade, machismo, manipulação da informação, misoginia, homofobia, abuso de autoridade e assédio moral. Tudo começa quando Arandir, interpretado pelo ator Roberto Reial, atende ao pedido de um desconhecido atropelado e lhe dá um beijo nos últimos instantes de vida. O ato de compaixão se transforma em um escândalo quando o sensacionalista repórter Amado Ribeiro (Luís Costa) transforma o caso em manchete, dando início a um enredo de perseguição, intrigas e tragédias.

Para reforçar a atmosfera da peça, a trilha sonora será executada ao vivo no piano pelo instrumentista e compositor Ricardo Bacelar, proporcionando uma experiência ainda mais envolvente e dramática.

O elenco reúne grandes talentos do teatro cearense: Manoela Bacelar (Selminha), Márcia Sucupira (Dália), Ildo Mota (Aprígio), Amenhotep Rodrigues (Delegado Cunha), Natali Lima (Dona Matilde), Érica Cardoso (Dona Judith / Viúva), Paulo César Cândido (Aruba / Barros) e Rafael Xerez (Werneck), que prometem levar ao público uma interpretação intensa e visceral.

Nelson Rodrigues e “O Beijo no Asfalto”

Nascido em Recife/PE, em 1912, Nelson Rodrigues mudou-se ainda criança com a família para o Rio de Janeiro, onde passou grande parte de sua vida e construiu sua carreira. Nessa jornada, foi escritor, jornalista, romancista, teatrólogo, contista e cronista de costumes e de futebol brasileiro. É considerado o mais influente dramaturgo do Brasil. 

“O Beijo no Asfalto” é uma de suas obras mais emblemáticas. A peça trata de temas como a moralidade, a pressão social, o desejo reprimido e a transformação de um ato simples em um escândalo que revela as fragilidades das convenções sociais. A primeira montagem foi encenada em 1961, com direção de Gianni Ratto, tendo no elenco nomes como Fernanda Montenegro, Sérgio Britto, Ítalo Rossi e Fernando Torres. O texto se tornou um clássico do teatro brasileiro, com inúmeras encenações e três adaptações para cinema. 

O grupo

Com quase sete décadas de trajetória, o grupo Comédia Cearense segue produzindo como um dos pilares do teatro no Ceará, mantendo viva a tradição dos palcos e reafirmando o compromisso com a cultura nacional.

Ficha Técnica:

Texto: Nelson Rodrigues

Direção: Hiroldo Serra

Trilha Sonora e Piano: Ricardo Bacelar

Elenco:

Selminha: Manoela Bacelar

Dália: Marcia Sucupira

Arandir: Roberto Reial

Aprígio: Ildo Mota

Amado Ribeiro: Luís Costa

Delegado Cunha: Amenhotep Rodrigues

D. Matilde: Natali Lima

Viúva/D. Judity: Érica Cardoso

Aruba/Barros: Paulo César Cândido

Werneck: Rafael Xerez

Direção, coreografia, ambientação, iluminação, figurino: Hiroldo Serra

Mídia Digital: WWEBDigital TI, Design & Marketing

Relações Públicas: Fernanda Mesquita Teles

Redes sociais do Grupo Comédia Cearense: @grupocomediacearense/

Serviço:

“O Beijo no Asfalto” do grupo Comédia Cearense

Temporada: 03,10, 24 e 31 de maio de 2025 (sábados), às 20h

Local: Teatro Nadir Papi Saboya, do Colégio Farias Brito

Endereço: Rua 8 de setembro, 1331 – Varjota, Fortaleza-CE

Localização: Theater Nadir Papi Saboya

Ingresso: R$ 50 (inteira) R$ 25 (meia). À venda na bilheteria do Teatro a partir das 19h em dias de espetáculo e na plataforma www.sympla.com.br.

Capacidade: 260 lugares (assento por ordem de chegada sem marcação de lugar)

Classificação indicativa: 14 anos

Informações: (85)99635-3475

Informação sobre a meia-entrada:

Tem direito ao benefício da meia-entrada: estudantes, idosos (pessoas com mais de 60 anos), crianças entre 03 e 12 anos, pessoas com deficiência e seu acompanhante, professores da Rede Pública de Ensino de Fortaleza, jovens pertencentes a famílias de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos e doadores regulares de sangue. Em todos os casos é necessária a apresentação do(s) documento(s) comprobatório(s) e do documento de identificação com foto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *