Tramita na Câmara Municipal de Fortaleza, o projeto de lei 399/21, que cria e regulamenta o programa “Ieeeii”, cujas ações visam transformar Fortaleza na Capital do Humor, se apropriando desse traço marcante da cultura local. A autoria da iniciativa é o vereador sargento Reginauro (Pros).
Na argumentação do vereador ao defender o PL, ele diz que se existe a capital do Frevo (Olinda), e Salvador com a cultura afro-brasileira, nada mais justo que Fortaleza incorpore o título de Capital do Humor.“ Quando você chega a Fortaleza, vindo de fora, você não encontra referência de um dos aspectos mais marcantes da nossa cultura que é o humor cearense e precisamos dessa identidade!”, salienta.
No escopo do programa já vem algumas medidas que tentam fomentar a cultura local através do humor, como o desenvolvimento de eventos culturais como o Concurso Nacional de Ideias; o Selo Ieeeii para artistas e institui o Dia do Humor Cearense, a ser celebrado em 30 de janeiro, data que marca o dia em que o cearense vaiou o sol.
O projeto foi apresentado na Câmara no dia 30 de junho e contou com apoio, tanto da bancada governista, quanto da oposição.
Com o Otimista
Muito bom…. Fiquei muito interessado. Mas fiquei com uma dúvida em que isso vai mudar o atual cenário do humor de Fortaleza?