É importante defender a democracia
“A democracia é o governo do povo, pelo povo, para o povo.”
– Abraham Lincoln (1809 – 1865), presidente dos Estados Unidos
Mas o que é essa palavra hoje tão dita nas redes sociais, parece estar em moda, mas sabemos o que realmente é uma democracia?
Sendo bem sucinto, Democracia é Governo em que o povo exerce a soberania, mas não é bem assim na prática.
A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa “povo”) e kratos (que significa “poder” ou “forma de governo”). Neste sistema político, fica resguardado aos cidadãos o direito à participação política.
Mas como eu disse antes, não é bem assim na prática, já que o sistema político como um todo, por diversas vezes sofre como o projeto pessoal de muitos daquelas que deveriam estar lá para representar a vontade do povo e não as suas próprias, como o por exemplo: o enriquecimento ilícito.
No Brasil a democracia sempre sofreu e sofre ataques, de tempos em tempos, nos últimos três anos vem sofrendo ataques constantes por parte de parlamentares eleitos democraticamente, o que é muito “bizarro”, dizem não confiar num sistema em que eles próprios veem sendo eleitos constantemente.
A maior prova de que mais uma vez a democracia Brasileira vem sendo ameaçada, vem da parte daquele que prometeu protegê-la, sim, o presidente da república, que na sua posse, fez o juramento de defesa a constituição Federal, mas que de tempos em tempos a ameaça.
O principal alvo de seus ataques, são as urnas eletrônicas, implatadas no ano de 1996 no Brasil, quando eleitores de 57 cidades tiveram o primeiro contato com as urnas, e lá pra cá só aumenta a segurança e confiança das mesmas, mas que desde o ano de 2019 vem sendo atacada pelo presidente Jair Messias Bolsonaro, o que é de se estranhar, pois o mesmo vem sendo eleito sempre por esse sistema já há 26 anos, e nunca havia tido qualquer tipo de questionamento as urnas, sobre suas vitórias como deputado federal, nem as suas nem de seus filhos.
A verdade é que precisamos a todo custo defender a democracia, respeitar e cumprir a constituição, que é do povo para o povo.
Izaias Lourenço
Ator, Redator, produtor, Comediante/Humorista