Captura de Tela 2024 06 17 às 19.02.54

A estudante Maria Eduarda Sousa Rodrigues, que cursa a 3ª série na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Ayres de Sousa, em Sobral, foi selecionada para representar o Ceará no Programa Jovem Senador, promovido pelo Senado Federal

A estudante Maria Eduarda Sousa Rodrigues, que cursa a 3ª série na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Ayres de Sousa, em Sobral, foi selecionada para representar o Ceará no Programa Jovem Senador, promovido pelo Senado Federal. Os ganhadores foram selecionados por meio de um concurso de redação, que ocorre anualmente. A iniciativa elege um vencedor em cada estado e no Distrito Federal para vivenciar uma semana de atividades legislativas em Brasília. A vivência na capital do país ocorrerá entre os dias 5 e 9 de agosto próximo. Em 2024, o tema para nortear as produções textuais foi “Os 200 anos do Senado Federal e os desafios para o futuro da democracia”.

O anúncio da estudante cearense vencedora foi feito na própria EEMTI, que fica situada na localidade de Jaibaras, com a entrega da “caixa especial”, criada exclusivamente para a ocasião, repassada à estudante pelo secretário executivo de Equidade e Direitos Humanos, Helder Nogueira, juntamente com a equipe da Coordenadoria do Protagonismo Estudantil e Educação Complementar.

Em comparação com o ano anterior, em 2024 o Ceará teve o maior número de escolas inscritas no programa. Foram 306 unidades de ensino participantes nesta edição, sendo que em 2023 foram 241.

A seleção dos jovens senadores que vão representar seus estados ocorre em etapas. Primeiro, a escola realiza internamente o concurso de redação e elege o texto que vai representá-la na fase estadual. Em seguida, as Secretarias Estaduais de Educação escolhem, entre as redações recebidas, as três melhores para enviar ao Senado Federal. Cabe à Casa Legislativa a seleção final, que aponta as 27 redações vencedoras. A etapa escolar no Ceará contou com a participação de centenas de estudantes que, com a orientação dos professores, desenvolveram pesquisas, estudos e discussões sobre o tema.

O projeto conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e com o apoio das Secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *