Equipe do CBMCE realiza monitoramento das áreas de risco
A equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), enviada para o Rio Grande do Sul, segue auxiliando nos trabalhos de monitoramento das áreas de risco. Conforme o comandante do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) e chefe da delegação que foi para o Rio Grande do Sul, tenente-coronel Landim, a equipe tem efetuado o monitoramento do nível do canal de São Gonçalo, na cidade de Pelotas (RS). “O canal de São Gonçalo deságua na Lagoa dos Patos. Esse desaguamento é essencial para que o nível das águas das enchentes que atingiram a cidade, possa baixar gradativamente. Por isso se faz necessário o monitoramento, para entender como está o nível do canal”, explica.
A equipe do CBMCE, que foi enviada na manhã da última quinta-feira (09), é composta por 12 profissionais e dois cães especializados em resgate. Além dos profissionais, dois barcos e três viaturas também foram enviados.
Seguindo no envio de profissionais para ajudar nos trabalhos de resgate das vítimas no Rio Grande do Sul, um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Ciopaer/SSPDS), com cinco profissionais, também foi enviado na última terça-feira (07).
Força Solidária – Rio Grande do Sul: como ajudar
A Defesa Civil do Ceará, órgão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), segue arrecadando donativos para auxiliar as vítimas das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. A população pode realizar doações de insumos em diversos pontos de coleta.
Itens prioritários para doação
– Alimentos não perecíveis e enlatados (preferência por cestas básicas já montadas);
– kit roupa de cama (cobertor/lençol);
– kit higiene pessoal (creme dental, escova dental, sabonete, shampoo e absorvente);
– kit limpeza (sabão em pó ou em barra);
– fralda geriátrica e infantil.
Locais para doação em Fortaleza
– 1ª Companhia do 1° Batalhão de Bombeiro Militar (Rua Oto de Alencar, 215 – Jacarecanga)
– 7ª Companhia do 1° Batalhão de Bombeiro Militar (Centro Integrado de Segurança Pública, Cisp – Travessa Guararapes, 264 – Parreão)