CC80095D B226 43C7 A376 A3C434BE78E2

Com foco no turismo de negócios o aeroporto de Morada Nova será construído nos moldes do aeroporto de Sobral

Anunciado pela primeira vez no dia 2 de setembro, o aeroporto regional do Vale do Jaguaribe, no Ceará, voltou a entrar nas pautas de projetos de investimento consolidados pelo Estado para um futuro próximo.

Conforme informações reveladas pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT), a obra será submetida para licitação “em breve” e após tal processo deverá ser concluída em até um ano e meio. 

O anúncio foi feito pelo governador cearense na manhã de terça-feira, 5 de outubro.

O município mais cotado para receber o equipamento de infraestrutura é o de Morada Nova, por ser um posto estratégico e central do Vale do Jaguaribe.

Camilo pontuou ainda que a implementação do aeroporto regional em Morada Nova fará uma triangulação entre outras obras de infraestrutura e de captação de investimentos em cidades próximas. O intuito é promover a articulação entre os equipamentos para intensificar o desenvolvimento regional.

“Já que o Hospital está em Limoeiro do Norte e a Central de Abastecimento, a Ceasa, ao que tudo indica possa ser em Russas, o aeroporto ficaria em Morada Nova”, anunciou o governador do Estado.

Camilo relembra, porém, que os locais ainda estão em fase de definição com base em estudos técnicos sobre impacto no desenvolvimento de cada localidade. 
Mesmo assim, o gestor frisa que a obra “já está autorizada” e antecipa ainda que o projeto a ser utilizado na obra será o mesmo usado no aeroporto de Sobral. Com base na política de fortalecimento do hub aéreo do Estado, o principal papel do novo aeroporto será atuar como suporte logístico na região, tendo como maior demanda o turismo de negócios. 

O turismo religioso e o fluxo de cargas também são potenciais a serem explorados com os voos para o novo aeroporto regional. “Estamos fortalecendo todos os aeroportos regionais e criando alguns novos com tudo que a de mais moderno e tecnológico”, afirma Camilo. 

As obras ainda não possuem um valor estimado, mas o governador reforça que a verba necessária está sendo negociada por meio de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. O gestor esteve reunido com representantes da entidade na tarde da segunda-feira, 5, e negocia R$ 1,5 bilhão para obras de infraestrutura no Ceará. 

O intuito é fomentar obras de infraestrutura que possam ser utilizadas como atrativos na captação de novos investimentos privados no Estado.

Com informações do Jornal O Povo/Repórter Armando de Oliveira Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *