Com 4.348m² e instalado estrategicamente em uma região de Fortaleza com shoppings, comércios, condomínios e imóveis residenciais, o novo Centro Integrado Multifuncional (CIM) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) foi entregue nesta sexta-feira (28), no bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza.
Ao conhecer a estrutura, o governador Camilo Santana, acompanhado da vice-governadora Izolda Cela, afirmou que o novo equipamento integra serviços de prevenção do CBMCE relevantes para a região. “Estamos modernizando um equipamento importante, que reúne várias ações do Corpo de Bombeiros, na área de engenharia, na área da Defesa Civil, na área da prevenção e combate a incêndios. E em uma localização importante na Capital “, pontuou. “O povo cearense sabe o volume de investimentos que o Estado tem feito ao longo dos anos na Segurança Pública, especialmente hoje, no Corpo de Bombeiros. Mais de 700 bombeiros ingressaram na corporação nos últimos sete anos. Logo teremos uma outra turma com 182 novos bombeiros militares ingressando nas fileiras do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará”, completou o governador Camilo Santana.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, destacou que o investimento representa o reconhecimento do Governo do Ceará, diante do trabalho de prevenção realizado pela corporação. “É um benefício para o Corpo de Bombeiros, mas também para quem reside nos bairros próximos. Trata-se de um reforço operacional, além de mais estrutura para a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e para o Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio. Esse grande investimento vai aprimorar, ainda mais, todo o serviço realizado à população cearense”, afirmou.
No CIM, importantes setores operacionais e administrativos do CBMCE estarão presentes e integrados no mesmo espaço, em um prédio com área construída de 2.523 m². Serão aproximadamente 150 pessoas trabalhando diuturnamente entre Bombeiros Militares, servidores civis e terceirizados.
O coronel comandante-geral do CBMCE, Ronaldo Roque, lembrou o crescimento habitacional da região onde o CIM está instalado, que compreende a Cidade dos Funcionários e bairros vizinhos. “Estamos em uma área de desenvolvimento, sobretudo habitacional, onde se faz necessário, cada vez mais, prevenção e segurança contra incêndio. Então, implantar uma unidade como essa é importante para a região e para a cidade. É um local para compartilhar análises, vistorias e outros serviços importantes realizados pelo Corpo de Bombeiros. Trata-se de um ponto de apoio à população”, detalha o comandante-geral.
HOMENAGEADO
Durante a cerimônia, o governador Camilo Santana foi agraciado com a Medalha Defesa Civil, pelo apoio irrestrito à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do CBMCE. Além da insígnia, recebeu a honraria Destaque da Prevenção. “É um reconhecimento pelo apoio ao trabalho de prevenção realizado, não somente em ações da Defesa Civil, mas em todas as áreas que beneficiam a sociedade cearense”, explicou o comandante-geral Ronaldo Roque, que ainda entregou ao governador um colete personalizado da defesa civil.
Edifício Andrea
Além do novo equipamento, o governador Camilo Santana citou outros investimentos relacionados à Segurança Pública, como a entrega da nova sede do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Ceará (BPChoque/PMCE), no bairro Praia do Futuro, em Fortaleza, e um novo quartel do CBMCE, que está em fase final de licitação. A obra será realizada no local onde ficava o antigo Edifício Andrea (que colapsou em 2019 deixando nove vítimas fatais), no bairro Dionísio Torres. “O projeto está em fase final de licitação, e em breve, será iniciada a construção. É um equipamento importante e que vai agilizar a atuação do Corpo de Bombeiros naquela região”, disse o governador.
Centro Integrado Multifuncional
No campo operacional, o CIM contará 24 horas por dia:
– Uma guarnição do 1° Batalhão de Bombeiros Militares (BBM);
– Uma ambulância do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU);
– Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), órgão responsável pela prevenção e fiscalização das edificações do Estado, no campo da engenharia e da segurança contra incêndio e pânico, dentre outras missões institucionais;
– Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), órgão de defesa civil do Estado responsável por coordenar e supervisionar as ações de defesa civil, bem como propor ao Governo a política e as diretrizes que deverão orientar a ação governamental, nas atividades de defesa civil do Estado dentre outras missões institucionais.
No campo administrativo, existirá a Coordenadoria de Manutenção, Logística e Patrimônio (COMALP), órgão responsável pelo patrimônio material e imóvel do CBMCE, bem como da distribuição dos bens e mantimentos às Unidades Operacionais.