Com a utilização da aeronave Fênix-03, uma equipe da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE) está empregando esforços na ação humanitária em solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A equipe, composta por cinco profissionais da Ciopaer, participou, na sexta-feira (18), do transporte de alimentos e cobertores na região de Novo Hamburgo.
Entre os cinco profissionais enviados para a missão, estão os pilotos, tenente-coronel PM José Ribamar Pereira Feitosa e major PM Renan Luna Belarmino; os operadores aerotáticos, subtenente PM Carlos Eduardo Moreira e sargento BM Elanio Marlon Bonfim de Souza; e o mecânico subtenente PM Francisco Carlos Bastos de Sousa. A missão teve início na manhã do último dia 7 de maio, com a saída da aeronave da sede da Ciopaer.
A equipe soma esforços na corrente de solidariedade com a entrega de alimentos e diversos materiais, como cobertores, roupas e medicamentos. O emprego da aeronave ocorre a partir da demanda dos trabalhos na região nas imediações da cidade de Porto Alegre, coordenados pelas Forças de Segurança do Estado.
O major PM Renan Luna descreveu o sentimento durante a missão humanitária. “É muito gratificante. A cada entrega de mantimentos que a gente faz, vemos nos olhos das pessoas a emoção, a gratidão. Em uma das situações, as pessoas não reconheceram a aeronave e perguntaram de onde éramos. Quando a gente disse que era o Ceará, uma pessoa começou a chorar de emoção por conta da distância. Isso nos tocou muito”, relatou.
Força Solidária
Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) também foi enviada e atua no acompanhamento das áreas de risco no Rio Grande do Sul. A equipe designada é composta por 12 profissionais e dois cães especializados em resgate. Além dos profissionais, dois barcos e três viaturas também foram enviados.