unnamed 16 3 scaled

unnamed 16 3

A governadora Izolda Cela esteve, na manhã de quinta-feira (22), no município de Granja, para realizar a entrega oficial de uma nova Escola de Ensino Médio (EEM) aos jovens do distrito de Parazinho.

A nova unidade de ensino da região custou cerca de R$ 6 milhões.

unnamed 17 3

“Eu sempre agradeço a parceria do município onde chego, e temos no DNA do nosso governo isso como estratégia. E nós continuaremos trabalhando com os municípios cearenses. Farei isso até o fim da minha gestão”, enfatizou a governadora Izolda Cela.

Os jovens de Parazinho, distrito do município de Granja, tinham aulas numa extensão de escola, que funcionava em um prédio cedido pelo município. Agora, com o novo prédio da Escola de Ensino Médio (EEM) Nossa Senhora do Livramento, a estrutura atende ao padrão idealizado para os jovens.

unnamed 18 3

“É recente a lembrança dos alunos do nosso distrito tendo que se deslocar até a sede para ter acesso ao ensino médio”, disse Taís Laura, aluna do 3º ano do Ensino Médio. O deslocamento citado pela estudante é de cerca de 25 minutos em carro. “Hoje, é a realização de um sonho, que por muito tempo foi almejado por alunos, pais e professores. Que por muito tempo lecionaram em outros espaços com diversas dificuldades, mesmo que tendo apoio do município e do Estado”, completou a pré-universitária.

Investimento

unnamed 19 3

Com investimento de R$ 6,1 milhões, provenientes do Governo do Ceará e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para construir, equipar e mobiliar a unidade escolar, o espaço tem capacidade para receber até 270 alunos em cada turno de atendimento.

unnamed 21 3

A estrutura, que foi visitada pela governadora durante o evento, é constituída de seis salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e de Matemática, biblioteca, além de ginásio poliesportivo.

“A educação inclui, transforma, muda a realidade da desigualdade do nosso país”, discursou prefeita de Granja, Juliana Aldigueri.

Melhor Ensino Médio do Nordeste

Captura de Tela 2022 09 23 às 16.19.15 Grande

Atualmente, a rede estadual é composta de 746 escolas e mais de 406 mil alunos. De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, o Ceará apresenta o melhor resultado do Ensino Médio entre os estados da região Nordeste. A rede pública estadual cearense divide com Pernambuco a melhor nota da região (4,4).

“Os resultados mostraram a nossa força, e quando eu falo força estou falando dessa grande rede, que inclui sim os gestores, mas tem como protagonistas diretores, coordenadores, professores, servidores das diversas áreas da escola. Eu falo isso para lembrar que ninguém faz nada sozinho”, destacou a governadora Izolda Cela.

Segundo os dados apresentados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na última sexta-feira (16), para o Ensino Médio o Ceará subiu do 4º para o 3º lugar nacional com os resultados do Ideb. Está empatado com Pernambuco, Espírito Santo e São Paulo, ficando atrás apenas de Paraná (4,6) e Goiás (4,5).

unnamed 24 2

Em 2017, o estado ocupou a 12ª posição no ranking nacional. Dois anos depois, em 2019, ficou em quarto lugar e, em 2021, chegou à terceira posição.

A fala da Secretária de Educação do Ceará, Eliana Estrela, que foi direcionada aos estudantes e corpo docente, ressaltou a importância desse grupo para as conquistas cearenses no âmbito da educação.

“O conhecimento ninguém nos tira, e é esse conhecimento que se constrói no chão da sala de aula, com os professores, bons equipamentos e gestores. É dessa forma que vocês vão seguir para uma vida mais justa e mais digna”, pontuou Eliana Estrela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *