Estátua de Santo Antônio em Caridade que ‘espera’ cabeça há 35 anos no alto de um monte, será transformado no Complexo Religioso de Caridade

CARIDADE

De lá para cá, dez mandatos de prefeitos já se passaram, seis governadores já gerenciaram o Ceará, mas só agora a cidade vai ganhar o tão esperado Complexo Religioso.

santo1

O Novo projeto prevê inauguração de uma nova estátua em 2022, transformando as estruturas antigas em museus.

santo2

O projeto prevê serviços como a construção de uma imagem de Santo Antônio com 36 metros de altura, um museu e intervenções de urbanização e paisagismo, com degraus e elevadores.

santo3

A Governadora do Ceara Izolda Cela vistoriou na tarde de terça-feira (02)  as obras do Complexo Religioso de Caridade. O novo santuário tem área de 4,4 mil m² e estátua de Santo Antônio com 36 metros de altura. O espaço está com 40% das obras executadas e será muito importante para incrementar o turismo religioso no município. Serão investidos quase R$ 4,2 milhões na nova estátua, cuja imagem terá 36 metros de altura, elevador interno com quatro paradas, escadas e mirante no ombro da imagem.

santo4

E a cabeça ?

Captura de Tela 2022 08 03 às 12.15.51

Para o coordenador de cultura do município, Matheus Belo, a cabeça de Santo Antônio “tem um peso cultural e histórico muito forte na cidade”. Segundo ele, com a chegada do complexo, “a cidade está tendo oportunidade de finalizar uma obra inacabada e aproveitar a repercussão em nível nacional e internacional para poder divulgar as inúmeras outras qualidades que possui”.

A casa foi adquirida pela prefeitura e, enquanto não é iniciada a reforma do museu, abriga a família de Antônia Cilda há nove anos. Ela quer continuar no local e até cria a neta por entre as frestas internas da cabeça de um santo inacabado.

Já para o seu Antônio Barbosa, que usou as mãos para cimentar o projeto que virou “causo” de fama internacional, a presença da cabeça não faz muita diferença.

“É verdade que eles querem deixar essa estrutura aí feita. Não é muito de serventia não, podia até ser tirada, já que estão fazendo a outra acolá [no morro], mas depende dos homens, da força maior de querer tirar ou não”.

 

 

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *