Após mais uma rodada de negociação com representantes dos servidores públicos do Estado do Ceará, o governador Elmano de Freitas anunciou, nesta sexta-feira (21), o reajuste de 5,83%.

A aplicação será de 4,83% retroativo a janeiro e mais 1 ponto percentual (5,83%) a partir de setembro, representando ganho real acima da inflação.

“Realizamos agora a terceira reunião de negociação com Fuaspec (Fórum Unificado Das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Ceará) e, para a alegria nossa, que apostamos no diálogo, chegamos a um entendimento para o reajuste das categorias do serviço público do Estado do Ceará para o ano de 2025”, informou o governador. “Primeiro, a garantia de reajuste retroativo. Portanto, servidores e servidoras, os dirigentes lutaram a todo momento para garantir o retroativo, e eu concordo. É muito importante o reconhecimento da data-base dos nossos servidores”, contou.

O segundo ponto de entendimento, conforme anunciou o governador Elmano, é a garantia da reposição da inflação, de 4.83%. “Mas, também era muito importante que tivesse ganho real. E estamos fazendo o reajuste de 5.83%. Portanto, 4.83% repondo a inflação, mais 1% a partir de setembro. Esse foi o entendimento que tivemos, analisando os limites orçamentários do Estado”.
Ainda no anúncio, Elmano de Freitas afirmou que enviará imediatamente a Mensagem com o reajuste, para ser votada na Assembleia Legislativa. “Pedimos aos deputados e deputadas que analisem com celeridade e que possamos o mais breve possível implantar na folha dos servidores, esse acordo aqui celebrado”.

O reajuste dos servidores representa R$ 820 milhões no orçamento estadual. Com o reajuste já anunciado dos professores, o incremento total é de R$ 1,1 bilhão.

Representando todas as entidades e servidores, Ravenna Guimarães, coordenadora do Fuaspec, agradeceu ao governador pelo entendimento e abertura de diálogo. “Colocamos o Fórum Unificado à disposição para que permaneçamos em constante diálogo e valorização dos servidores públicos do Ceará”.