ccbe22cf 8994 2a4e 05e4 3c28218dd725 scaled

Governadora do Ceará Izolda Cela entrega novo laboratório do Hemoce

ccbe22cf 8994 2a4e 05e4 3c28218dd725

Unidade Laboratorial de Qualificação do Sangue do Doador representa mais segurança e agilidade para transfusões

103f8362 4abf e169 02ee 12c1c3d344ab

A governadora Izolda Cela entregou, na tarde desta segunda-feira (3), a Unidade Laboratorial de Qualificação do Sangue do Doador, parte integrante da estrutura do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Com essa ampliação laboratorial, o Hemoce passa a oferecer um novo teste para a identificação de malária, que até então só era realizado no Rio de Janeiro.

A modernização da central do hemocentro representa mais avanços ao trabalho realizado. Durante a entrega, a governadora Izolda Cela visitou os laboratórios reestruturados e pontuou sobre a importância do novo espaço e maquinário. “Estamos aqui entregando uma nova plataforma que o Hemoce conta agora para qualificar os seus serviços. Houve reforma e adaptação do espaço para a instalação desses novos equipamentos, que são de ponta. Eles vão possibilitar ainda mais segurança e agilidade na disponibilização do sangue para transfusões”, declarou.

Com a ampliação laboratorial, o Hemoce passa a oferecer um novo teste para a identificação de malária, que existe apenas no Rio de Janeiro, o NAT – sigla em inglês para Teste de Ácido Nucleico, aumentando a capacidade de atendimento. A nova unidade permite que o Hemoce unifique os serviços dos laboratórios de Sorologia, Imunohematologia, Hemoglobina e NAT. Foram investidos R$ 626.992,55 na reestruturação do espaço.

9d1e86fa ec01 d9a7 d8b7 4215518614f9

“Passamos a oferecer um serviço de sorologia por biologia molecular. Um serviço de ponta. Quem ganha é a sociedade cearense”, destacou Carlos Hilton Soares, secretário da Saúde do Ceará. A plataforma para os testes NAT foi desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), numa parceria com o governo federal.

Os exames aumentam a segurança durante transfusões de sangue, sendo capazes de identificar, em um curto período de tempo, a presença de vírus HIV (Imunodeficiência Humana), HCV (hepatite C), HBV (hepatite B) e, agora, de malária nas amostras coletadas de doadores. A inclusão do serviço no Hemoce é uma parceria com o Ministério da Saúde (MS).

Referência

0f7e0278 4c45 53f2 966f 3089b4ddaae2

“Este laboratório significa que estamos nos colocando à disposição do País para ser a segunda plataforma iniciada no Brasil. Estamos validando os equipamentos e, a partir deste mês, a população cearense vai poder ter esse teste de malária disponível”, declarou Luciana Carlos, diretora-geral do Hemoce.

O Hemoce recebe cerca de 100 mil doadores anualmente e realiza exames e testes laboratoriais no sangue coletado de todos os voluntários. Além da análise no Ceará, o equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) recebe as amostras de sangue de doadores dos hemocentros de Maranhão, Piauí e, agora, Acre. A rede do realiza testes para hepatites B e C, sífilis, HIV, VDRL, doença de chagas, HTLV I e II, Anti-T Cruzi, HBC, HBsAg, tipagem sanguínea e pesquisa de anticorpos antieritrocitários.

53c11538 3677 eb11 fe17 b48760c81881

“O Hemoce é responsável pela análise de amostras de outros estados, inclusive aberto para demandas. Aqui se faz a análise para liberar a utilização das bolsas com segurança. Esse investimento veio para qualificar ainda mais esse trabalho importante do Hemoce”, finalizou a governadora Izolda Cela.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *