Os centros ficarão abertos de segunda a sábado, entre 9h e 16h.Os centros estão localizados em Fortaleza, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte. O aumento do número de testes é muito importante para o direcionamento das estratégias de controle e contingenciamento da transmissão da Covid em todo o Ceará.
Os doze centros de testagem para detecção do coronavírus começam a funcionar a partir desta segunda-feira (10), no Ceará. Os centros estão localizados em Fortaleza, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte.
Para realizar a testagem, é preciso fazer um cadastro na plataforma Saúde Digital, escolher uma unidade do Sesi, dizer quais sintomas está sentindo e qual o melhor dia e horário para realizar o exame.
O agendamento estará liberado às segundas e quintas-feiras para os dias subsequentes. Após o registro completo e validado por e-mail.
- Faça o cadastro e o agendamento por meio deste link
Os centros ficarão abertos de segunda a sábado, entre 9h e 16h. A previsão inicial da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesi) é que sejam feitos até 130 exames por dia em cada unidade. Os agendamentos podem ser feitos nos seguintes endereços:
- Sesi Centro (Av. Padre Ibiapina, 1449, Centro, Fortaleza)
- Sesi Parangaba (Av. João Pessoa, 6754, Parangaba, Fortaleza)
- Sesi Barra do Ceará (Rua Florêncio de Alencar, 900 – Barra do Ceará, Fortaleza)
- Sesi Maracanaú (Avenida Senador Virgílio Távora, 1103, Distrito Industrial, Maracanaú)
- Sesi Juazeiro do Norte (R. José Marrocos, 2265, Pirajá, Juazeiro do Norte)
- Sesi Sobral (Av. Dr. José Arimathéa Monte e Silva, 1003, Centro, Sobral)
De acordo com a secretária executiva de Vigilância e Regulação em Saúde, Ricristhi Gonçalves, “isso vai ser extremamente importante para o direcionamento das estratégias para controle e contingenciamento da situação de transmissão da Covid-19 em todo o estado”.
O aumento na quantidade de centros de testagem ocorre em meio ao crescimento na busca por testes de Covid-19 por parte dos cearenses.
Além disso, os casos confirmados têm crescido de forma acelerada em Fortaleza após a introdução da variante ômicron, que já está em transmissão comunitária na capital, conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
O Ceará já dispunha de outros seis centros de testagem gratuitos para atendimento de pessoas com suspeita de Covid-19. São eles:
- Drive-thru de testagem no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) – por agendamento;
- Drive-thru de testagem no Shopping RioMar Kennedy – por agendamento;
- Rodoviária Engenheiro João Thomé – exclusivo para viajantes;
- Hotel Excelsior, na R. Guilherme Rocha, 172, no centro da cidade – sem agendamento;
- Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza – exclusivo para viajantes;
- Aeroporto de Juazeiro do Norte – exclusivo para viajantes.
Com G1