O governador Elmano de Freitas participou do momento junto a vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero; o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; a vice-prefeita, Gabriella Aguiar; o procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, e representantes da Caixa.
Investindo na mudança da realidade através da inclusão social e do trabalho próximo às comunidades, o Governo do Ceará assinou, nesta quinta-feira (9), junto à Caixa Econômica Federal, o contrato de R$ 11,6 milhões para a construção do Centro Comunitário pela Vida (Convive), em Fortaleza.
Para o governador, o equipamento, que tem o objetivo de prevenção à violência e promoção da cultura de paz, gerando oportunidades e inclusão social, é necessário para mudar a realidade atual dos jovens cearenses. “Essa é uma ação muito importante para o povo de Fortaleza, o povo cearense, e principalmente para a nossa juventude. Porque o Convive é um equipamento muito importante, que dentro dele tem várias possibilidades na área cultural, na área esportiva, na formação profissional”, pontuou o governador.
“Esse projeto vai fazer com que nossa juventude tenha um espaço de formação e cidadania. É um momento de muita alegria para todos nós, pois hoje vamos assinar com a Caixa – para tomarmos todas as providências, podermos começar a obra e então entregar esse equipamento para o povo de Fortaleza”, explicou Elmano.
O novo equipamento direcionado a população de Fortaleza será instalado onde funcionou o Desafio Jovem, na Avenida Silas Munguba, no bairro Parangaba. O local receberá complexo esportivo com piscina semi-olímpica, quadra poliesportiva, campo de futebol society e parquinho. Para a área da educação, o espaço oferecerá módulos de ensino, compostos por salas multiuso e de assistência.
Quem for ao local também terá acesso a serviços como atendimento à mulher; Procon; Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); mediação de conflitos; consultórios médicos, psicológicos e odontológicos. Além disso, também faz parte da estrutura salas de dança; auditório; e biblioteca.
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, agradeceu a oportunidade da Capital receber um equipamento como o Convive. “A nossa palavra é de gratidão, tanto ao Governo Federal quanto ao Governo do Estado, por dar essa atenção e assistência a Fortaleza. Estamos recepcionando esse importante equipamento, que vai ao encontro com tudo aquilo que queremos para a nossa juventude, que é um trabalho de prevenção, de proteção social básica, seja na área do esporte, cultura e lazer. Esse equipamento atua na área de importantes ações que faz com que nossa juventude se sinta acolhida”, ressaltou o prefeito.
No Ceará, foram três municípios selecionados para receber o equipamento: Fortaleza, Maracanaú e Caucaia – os dois últimos estão em fase de formalização do repasse dos recursos. Os municípios foram anunciados pelo Ministério da Justiça, oriundos do Fundo Nacional da Segurança Pública. A definição dos municípios aconteceu a partir de um edital de seleção.
Responsável pelos projetos, a secretária da Proteção Social e vice-governadora, Jade Romero, destacou que será um espaço de acolhimento para “toda a família cearense”. “O Convive é de extrema importância aqui em Fortaleza, pois ele vai unir atividades lúdicas, esportivas e culturais com outros serviços. Um CRAS será instalado no local, fortalecendo a assistência social do nosso município. Esse equipamento vem para fazer diferença, pois acolherá toda a família fortalezense, pois oferecerá um atendimento integral da Proteção Social”. O espaço tem uma área total de investimento de R$ 11.608.414,08, repassado ao Estado em três parcelas.
Combate a violência pela prevenção
A vice-prefeita e secretária de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza, Gabriella Aguiar, enfatizou a importância do equipamento, sobretudo no combate a violência. “Os fortalezenses estão gratos, pois aqui estamos falando de combate a violência através da prevenção, pois estamos falando de um equipamento que garante todo o cuidado que nosso jovem merece”, pontuou.
Concordando com a vice-prefeita, e parte dessa parceria de atuação na prevenção à violência junto à juventude cearense, o procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, comemorou a chegada dessa nova política pública. “Todos os equipamentos que vem para ocupar nossa juventude, para dar mais qualidade de vida, que possa representar uma ocupação para a nossa juventude é importante, pois é uma forma de reduzir a violência e trabalhar esse tema tão importante”, concluiu.