Boghos Boyadjian no noite dessa sexta-feira (9) fez uma publicação no facebook, aonde fala que “O Hospital Leonardo da Vinci construído com recursos privados pelos sócios da Clínica Boghos foi solicitado para ser alugado à Secretaria de Saúde do Estado através de seu secretário Dr Cabeto, com o consentimento de seus proprietários. Após alguns meses, à revelia de seus donos legais é desapropriado por decreto do Governador. Não se tem notícia de nenhuma desapropriação por decreto de bem privado em outros estados da federação. Existem notícias similares na Alemanha do período nazista.”
Após a publicação do Boyadjian, o Governo do Estado do Ceará emitiu uma nota oficial sobre a compra legal do Hospital Estadual Leonardo da Vinci. Veja a nota oficial:
Hospital Leonardo da Vinci foi comprado pelo Estado e virou um aparelho público de forma permanente.
O hospital, que era privado, havia sido assumido pelo governo de forma provisória para atender pacientes na pandemia. Agora, ele é público de forma definitiva.
O governador Camilo Santana no dia 26 novembro de 2020 , anunciou em live a assinatura de decreto para adquirir o hospital Leonardo da Vinci pelo Governo do Estado. O equipamento privado foi arrendado pelo Estado para atender pacientes durante a pandemia de Covid-19. Agora ele é público de forma permanente. “Estamos transformando hospital privado em hospital público do SUS”, disse Camilo. A unidade acrescentou mais 200 leitos à rede de saúde em Fortaleza.
Na dada da aquisição, ao lado do governador na live, o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) saudou a aquisição e disse que o hospital permitiria redução da fila de cirurgias eletivas. O prefeito salientou que o Estado adquire o hospital já equipado. O hospital já está em funcionamento e já vem realizando cirurgias eletivas.
O hospital fica na rua Rocha Lima, na Aldeota, entre as avenidas Rui Barbosa e Barão de Studart.
Com Informações do O Povo