Uma ação realizada na tarde do último domingo (17), pela Força-Tarefa Susp de Combate ao Crime Organizado, resultou no cumprimento de um mandado de prisão condenatória em desfavor de um homem envolvido no furto ao Banco Central, crime ocorrido em 2005.
A prisão foi realizada no bairro Cocó, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) da Capital. A abordagem foi realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), com o apoio dos sistemas Agilis e de Videomonitoramento da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
O homem, de 58 anos, havia sido preso preventivamente em outubro de 2021 por participação direta no furto ao Banco Central em Fortaleza, quando foram subtraídos mais de R$ 164 milhões. No entanto, ele foi posto em liberdade em razão de alvará de soltura. Neste ano, um novo mandado de prisão condenatória foi expedido, em março, pela 12ª Vara Federal de Fortaleza/CE e cumprido nesse domingo (17).
Após receber voz de prisão, o homem foi conduzido à sede da Polícia Federal na Capital cearense. Após a realização dos procedimentos, ele será transferido para uma unidade prisional, onde ficará à disposição do Poder Judiciário.
Veja o vídeo do momento da abordagem:
Força-Tarefa
O Estado do Ceará aderiu ao Plano de Forças-Tarefas Susp de Combate ao Crime Organizado do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em 2021. A adesão ocorreu com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, no Palácio da Justiça, em Brasília (DF). No ato, o gestor cearense firmou acordo de cooperação técnica entre a SSPDS do Ceará e o MJSP. A iniciativa do Ministério reforça os pilares da Lei nº 13.675/2018, que instituiu o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) para integração formal e material dos órgãos de segurança pública.
*Com informações da assessoria de comunicação da Superintendência da Polícia Federal no Ceará