Implementação fortalece a descentralização da Saúde e qualifica o atendimento aos cearenses
O Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte, agora desaporta dos setores de atendimento psiquiátrico e Cirurgia Geral para atender pacientes do Vale do Jaguaribe e do Litoral Leste. A implementação dos serviços da unidade terciária de referência de Saúde foi entregue pela governadora Izolda Cela na tarde desta quinta-feira (22). Também estão presentes o secretário da Saúde, Carlos Hilton Soares, o prefeito de Limoeiro do Norte, José Maria Lucena, e outras autoridades.
Durante a visita aos setores, Izolda Cela destacou a importância dos serviços para beneficiar cerca de 550 mil cearenses em 20 municípios. “No setor psiquiátrico, como as pessoas terão atendimento humanizado para o tratamento em saúde mental, bem como problemas com álcool e outras drogas. O Centro Cirúrgico tem seis salas de cirurgia com equipamentos de alta tecnologia para cirurgias menos evasivas. Portanto, é menos desconforto para os pacientes e mais segurança e precisão para os médicos”, afirmou.
Agora, o HRVJ é o único hospital da região a oferecer assistência nessa área e o primeiro equipamento da Rede Sesa no Interior a leitos psiquiátricos integrados. O atendimento psiquiátrico recebe pacientes encaminhados pela Central Estadual de Regulação. O serviço, com oito leitos, faz parte das ações previstas pela Política Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, publicadas em fevereiro deste ano.
Edmilson de Freitas, que mora em Iracema, avalia que atendimento mais próximo é fundamental para o tratamento do irmão, que está sendo atendido pelo setor de Psiquiatria. “Só em não precisar ir para Fortaleza já ajuda muito”, disse.
O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros e psicólogos, dentre outros profissionais. Após o período de tratamento de complexidade em leitos psicossociais, os pacientes seguem em atendimento na Rede de Atenção Básica, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) municipais.
Celeridade às cirurgias
Também entrega nesta quinta-feira, o setor de Cirurgia Geral do HRVJ funcionará de segunda a sexta-feira. Serão atendidos pacientes que necessitam de cirurgias eletivas, também encaminhados pela Central Estadual de Regulação. O suporte aos procedimentos ainda conta com a Clínica Cirúrgica, com 18 leitos de enfermaria.
O titular da Sesa, Carlos Hilton Soares, reforçou que os novos setores, somados aos serviços já em funcionamento, qualificam e descentralizam o atendimento em saúde no Ceará. “A partir do momento em que oferece esses serviços em locais como o Vale do Jaguaribe, descongestionamos a Capital e outros polos, como Sobral e Cariri. A população fica assistida mais perto de casa. Isso, para nós que trabalhamos no Sistema Único de Saúde, é um sonho”, concluiu.
A expectativa é que cerca de 100 procedimentos sejam realizados mensalmente no HRVJ, contribuindo, assim, para dar celeridade no atendimento e reduzir a fila de espera nos hospitais mais da região.
Mais de 60 profissionais atuam no Centro Cirúrgico, sendo dez médicos cirurgiões, cinco médicos anestesistas, 16 enfermeiros, 26 técnicos em Enfermagem (dois para atuar na assistência em deslocamento em deslocamento), cinco auxiliares de Farmácia, quatro copeiros, um assistente social, um nutricionista e um auxiliar administrativo.
Para a limoeirense Rita Célia de Oliveira, que acompanha a internação do pai, contar com essa estrutura traz mais acolhimento para as famílias. “Uma equipe é muito atenciosa. Isso é bom para quem é atendido, mas também para gente que precisa ficar aqui”, avaliou.