Encontro encerrou a 5ª rodada do programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil)
O Ceará recebeu, nesta sexta-feira (29), o encontro Diálogos Exporta Mais Brasil, evento que encerrou a 5ª rodada do programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Durante o momento, foram discutidas questões relacionadas a novas oportunidades de investimentos para o estado. A solenidade, que aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, contou com as presenças do governador Elmano de Freitas; do vice-presidente Geraldo Alckmin; da vice-governadora Jade Romero; do ministro da Educação, Camilo Santana; do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana; entre outras autoridades.
Elmano de Freitas destacou o apoio do Governo Federal para o desenvolvimento contínuo do Ceará. “É um momento muito importante para nós, pois queremos muito superar esse desafio de aumentar as nossas exportações. Essa união de esforços, envolvendo Governo do Estado e Governo Federal, é fundamental. Queremos aproveitar essas oportunidades em um momento de crescimento do estado e tenho a certeza que teremos todo o apoio possível do Governo Federal”, disse.
Geraldo Alckmin ressaltou a força do Ceará em diversas áreas, como nas energias renováveis, no turismo e no artesanato. “A melhor maneira de se exportar é trazendo o comprador para cá. Estamos na capital da energia renovável. A possibilidade do Ceará se tornar um hub de energia renovável para o mundo é fantástica. O Ceará é exemplo em inúmeras questões”, comentou.
Camilo Santana salientou a importância da localização geográfica do Ceará, tornando o estado uma verdadeira porta de entrada no Brasil. “O Ceará tem uma vocação muito grande por sua localização, pelo seu potencial de produção de energia renovável, principalmente o hidrogênio verde. A grande alavanca da economia cearense é investir no capital humano e no nosso potencial, que casa com o interesse do mundo hoje, que olha para as energias renováveis”, afirmou.
Também participaram do momento a senadora Augusta Brito; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; a secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros; o secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho; além de deputados federais, deputados estaduais e vereadores.
Grande potencial
Durante o evento, foram realizados painéis com temas variados como “Liderança Feminina no Comércio Exterior” e “Oportunidades e Desafios das Exportações e Atração de Investimentos no Ceará”. Para Jorge Viana, no atual momento, o Ceará é o estado que mostra mais potencial para crescimento e desenvolvimento dos que ele visitou. “Posso afirmar que o Ceará talvez seja o estado com mais potencial e com condições de dar um grande salto dentro deste novo Governo Lula. Visitei o Porto do Pecém e não tem algo parecido no Brasil, com uma Zona de Processamento e Exportação já funcionando, e com tantas conexões com vários lugares do mundo”, pontuou.
“Apenas neste evento, trouxemos cerca de 10 compradores de oito países diferentes para discutir e levar o artesanato cearense para o mundo. Se juntarmos forças no Nordeste, aliado a algumas políticas de apoio, conseguiremos aproveitar melhor diversas oportunidades”, finalizou o presidente da ApexBrasil.
Visita ao CIPP
Elmano de Freitas disse que o Estado estuda e negocia a produção de eletrolisadores, indústria vinculada ao Hidrogênio Verde
Após participarem do Diálogos Exporta Mais Brasil, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o governador Elmano de Freitas; o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin e o ministro da Educação, Camilo Santana, visitaram, nesta sexta-feira (29), o Complexo Industrial Porto do Pecém (CIPP). O presidente do Complexo, Hugo Figueiredo, guiou as autoridades.
O governador pontuou que as oportunidades de crescimento econômico, a partir do CIPP, são valiosas para o Ceará. “Além da produção de Hidrogênio Verde, o Estado também já estuda e negocia a produção de eletrolisadores, que seria uma indústria vinculada ao H2V. O objetivo é investir em empreendimentos de toda a cadeia do Hidrogênio, no Porto do Pecém. Já possuímos, inclusive, com os aerogeradores, por exemplo. Queremos desenvolver toda essa cadeia para que a nova indústria verde seja ainda mais completa e robusta no Ceará”, ressaltou.
O vice-presidente, durante a visita, observou o potencial da estrutura do Complexo, e mostrou-se animado para o futuro industrial do local. “Esse é o futuro. É a realização da neo-industrialização de energia limpa e energia renovável, produzindo um hidrogênio que vai atender o mundo. Aqui, um hub de hidrogênio verde, atraindo investimento industrial”, salientou o vice-presidente durante a visita.
Antes da visita, as autoridades participaram de um almoço, onde conversaram sobre as oportunidades de crescimento do Ceará, principalmente por meio da estrutura do CIPP. O ministro da Educação, e ex-governador do Ceará, Camilo Santana, fez questão de ressaltar o potencial do local.
“Todos que conhecem o Complexo do Pecém ficam encantados com o potencial, principalmente por conta de sua infraestrutura e custo operacional. Maior exemplo desse potencial é a parceria com o Porto de Roterdã, que não teria vindo ao Ceará se não tivesse apostado nessa localização privilegiada, com calado natural e demais vantagens”, ressaltou Camilo.
Hidrogênio verde
Com as recentes aprovações, tanto da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), que aprovou o financiamento de US$ 90 milhões para investimento no CIPP, quanto do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), que aprovou a implementação do Hub de Hidrogênio Verde no Complexo do Pecém, essa nova realidade de investimentos em torno da produção de H2V tornou-se ainda mais realidade.
“Já temos 32 memorandos de entendimento assinados para investimentos de Hidrogênio Verde, englobando várias etapas da cadeira produtiva, da produção ao transporte, incluindo a parte logística. São empresas de diversos locais do mundo, incluindo Europa, América do Norte, Ásia, Austrália e do Brasil. Nossos esforços são para converter esses memorandos em ação, em projetos”, pontuou o presidente do CIPP, Hugo Figueiredo.
Como cidadão cearense, Camilo Santana destacou que vê com muito orgulho novas oportunidades de investimento para o Ceará, como é o caso do Hidrogênio Verde. “Falando como cidadão, creio que a aposta no Hidrogênio Verde é um grande salto da economia, que vai beneficiar o Ceará e o Nordeste como um todo. Precisamos dar esse passo urgente para regulamentar o Hidrogênio Verde no Brasil, ou vamos perder o timing para outros locais do mundo. Já é algo concreto, um grande salto que o mundo inteiro está enxergando. Precisamos concretizar esses investimentos aqui e ser exemplo para o mundo”, concluiu o ministro.
Presentes
Para além dos já citados, também estiveram presentes na visita: Principais autoridades: O presidente da ZPE Ceará, Eduardo Neves; senadora Augusta Brito; deputado federal – e líder do governo – José Guimarães; o secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho; a secretária de Relações Internacionais, Roseane Medeiros; presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; prefeito de Caucaia, Vitor Valim; prefeito de São Gonçalo do Amarante, professor Marcelão; presidente da ApexBrasil, Jorge Viana; e representantes do setor produtivo.