Estarão em debate diversos temas, como os desafios e oportunidades das energias renováveis, o financiamento para novos projetos e as políticas mundiais voltadas para as mudanças climáticas
No contexto da COP-29, realizada no Azerbaijão, e do G20, sediado pelo Rio de Janeiro, o World Summit on Energy Transition (WSoET) – a Cúpula Mundial para a Transição Energética – está trazendo ao Brasil congressistas norte-americanos e líderes globais para abordar questões prementes para a atual e as futuras gerações: a transição energética, os impactos das mudanças climáticas e a sustentabilidade das nações.
A Cúpula será nos dias 28 e 29 de novembro – nesta quinta e sexta-feira – no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, em formato gratuito e híbrido, transmitido para quatro idiomas: português, inglês, espanhol e mandarim. As palestras e os painéis serão transmitidos simultaneamente em três salas: Pangea, Tethys e Atmosphere.
“Pela primeira vez no Nordeste brasileiro haverá uma programação tão ampla a respeito de energias renováveis, seu potencial, desafios e oportunidades, com a participação de renomados especialistas internacionais. Será muito mais do que uma série de palestras: é um verdadeiro manancial de ideias, experiências e proposições, pensando no futuro do planeta em termos de mudanças climáticas e sustentabilidade”, avalia Jorge Borrell, presidente do Instituto Winds for Future.
Programação e autoridades
No primeiro dia (28 de novembro), a programação começa com os pronunciamentos do Governador do Ceará, Elmano de Freitas; de Jorge Brown, Presidente do Global Institute for the Future of Tourism; e Jorge Borrell, Presidente do Instituto Winds for Future.
A seguir, Linda Sánchez, congressista norte-americana pelo Estado da Califórnia, vai abordar o tema “O futuro global da energia – desafios e oportunidades”. A espanhola Nuria Lopez Mélida, representante do Clube de Madrid, o maior fórum mundial de ex-chefes de Estado e de Governo voltado para questões internacionais; e Sávia Gavazza, Gerente de Projetos da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, irão debater a temática “No Caminho da COP30 – a força dos acordos internacionais para a transição energética”.
Angel Gurría, ex-secretário geral da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), vai proferir a palestra “Políticas que funcionam – cases de sucesso em transição energética”.
Roseane Medeiros, titular da Secretaria de Relações Internacionais do Estado do Ceará, vai apresentar o debate sobre “Governos em ação – liderando a revolução energética”, com a participação de Mehdi Jomaa, ex-primeiro ministro da Tunísia e membro do Clube de Madrid; e Rosalía Arteaga, ex-presidente do Equador.
Jean Paul Prates, CEO da Petrobras, vai participar do debate “O papel da liderança do Brasil na transição energética global”, juntamente com Luis Carlos Queiroz, Presidente do Sindienergia Ceará, Jonas Becker, Diretor da ABSOLAR CE (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica); e Marcello Cabral, Diretor de Novos Negócios da Abeeólica (Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias).
Loretta Sanchez, ex-congressista norte-americana pelo Estado da Califórnia, e Joyce Banda, ex-presidente do Malawi (este de forma online), vão participar do debate “O poder da sociedade – mobilização para a transição energética”.
Segundo dia
No segundo dia (29 de novembro) do evento, a programação segue com Paulo Câmara, presidente do BNB (Banco do Nordeste), que será palestrante no debate “Financiamento de oportunidades para projetos de energia limpa”.
O debate “Inovação na indústria da energia” terá a presença de Raimundo Costa, presidente da FUNCAP, Armando Jimenez, ex-diretor geral de políticas energéticas do México, e o professor Enio Pontes, da Universidade Federal do Ceará (UFC).
O deputado federal Danilo Forte estará com Romulo Soares, cofundador do Instituto Winds for Future, no debate “Ceará como uma força líder na transição energética Brasileira”.
Com o tema “Energia e Turismo – Transformando Destinos Sustentáveis”, o painel vai reunir Liesl Mesilio, Secretário de Estado e Ministro da Educação, Desenvolvimento, Serviços Técnicos e Transportes de Gibraltar; Yrwana Albuquerque, titular da Secretaria de Turismo do Ceará; e Armando Jimenez, ex-diretor geral de políticas energéticas do México.
Svem Richard, Diretor da SALCO e Presidente da Câmara Brasil-Alemanha de Comércio e Indústria do Ceará, e o vice-presidente de operações do Porto do Pecém, Fabio Grandchamp, estarão no painel “Infraestrutura como base para a transição energética”, ao lado de Marcelo Schmitt, Diretor geral no Brasil da Stolthaven Terminais, e o espanhol Juan Francisco Collado, presidente para o Brasil da Redinter.
Sunita Satyapal, diretora do Departamento de Energia dos Estados Unidos, estará (de forma online) no debate “Power to X – A indústria no centro da inovação energética”, junto com Fernanda Delgado, diretora executiva da Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde (ABIHV); Monica Saraiva Panik, consultora da FIEC e mentora da SAE Brasil; e Laurent Thery, Vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios Internacionais da Qair International.
Quase na conclusão do evento, Ticiana Queiroz, Presidente do Movimento Somos Um, estará no painel “Justiça Energética – Construindo um futuro para todos”, juntamente com a espanhola Telma Ortiz, Diretora de Relações Exteriores e Estratégias da Concordia Foundation; Román Rodríguez, Presidente do Conselho Consultivo da Fundação Scholas Occurrentes; Max Trejo, Secretário-Geral da World Youth Org; e Celso Ienaga, cofundador da Dextron Consulting.
Finalizando a Cúpula, Jorge Brown, Presidente do Global Institute for the Future of Tourism, fará o anúncio da Carta do Ceará, com diretrizes recomendadas para o futuro da transição energética no planeta.
World Summit on Energy Transition – WSoET
28 e 29 de novembro de 2024
Local: Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Informações, inscrições e programação: https://energytransition.com.br