A ação ocorre nesta quinta-feira (18) e vai contemplar 70 pessoas que se inscreveram previamente e agora poderão ver seus nomes e fotos retificados no documento de identificação.
Um mutirão vai emitir a 2ª via do RG de pessoas trans que se identificam com outros nomes nesta quinta-feira (18) no Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues, no Bairro Papicu, em Fortaleza. A ação vai contemplar 70 pessoas que se inscreveram previamente e agora poderão ver seus nomes e fotos retificados no documento de identificação.
A iniciativa surgiu após o 1º mutirão de retificação de nome e gênero de pessoas trans da Defensoria Pública Geral do Ceará (DPCE). O mutirão vai acontecer novamente no dia 29 de agosto, com a participação de profissionais do caminhão do cidadão para auxiliar os inscritos na emissão gratuita da segunda via do RG. Serão ofertados também serviços de fotografia.
A ação é voltada, prioritariamente, para pessoas trans em situação de extrema vulnerabilidade social. Pessoas que participaram do primeiro mutirão serão contactadas por telefone. Para emissão do registro, interessados devem comparecer na data marcada com a nova certidão e o documento antigo com foto.
“O mutirão é uma forma de garantir o acesso da população trans aos serviços de cidadania com um atendimento de qualidade. Todas as 70 pessoas que se inscreveram para tirar 2ª via da identidade também receberam atendimento do nosso setor psicossocial aqui do Centro e sabem que podem contar com nossos serviços sempre”, disse a coordenadora do Centro Thina Rodrigues, Samilla Marques.
O Centro Thina Rodrigues é fruto de uma reivindicação histórica da população LGBT+ e oferta serviços psicossociais e jurídicos, além de contar com uma estrutura completa em um só lugar.
Com informações do G1