ceasa 00

São R$ 17,6 milhões em melhorias para o equipamento, que incluem ainda a implantação de um novo galpão para comercialização dos produtos hortigranjeiros

Se aproxima do fim a primeira etapa de uma série de intervenções estruturais que o Governo do Ceará está realizando na Centrais de Abastecimento do Ceará S/A (Ceasa), situada no município de Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza. Os recursos para requalificar e modernizar o equipamento estão sendo aplicados via Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), sob supervisão técnica da Superintendência de Obras Públicas (SOP), que também elaborou os projetos de reforma e ampliação.

O objetivo é trazer mais segurança e conforto aos funcionários, permissionários e visitantes do complexo de prédios e galpões que compõem a Ceasa, oferecendo um ambiente maior e mais adequado para o comércio de hortigranjeiros e outros produtos, além de reorganizar o fluxo de pedestres e veículos no interior do equipamento.

Nessa fase, o espaço está recebendo áreas de estacionamento e vias de circulação com novo pavimento e iluminação, novas portarias e guaritas, bloco de apoio e a implantação de novo galpão com 3.010,50 m². Este último não apenas expande a capacidade de lojas e acomodação de mercadorias, como também gera mais oportunidades de emprego e renda para a população.

O presidente da Ceasa, Tin Gomes, comenta sobre os investimentos direcionados para o complexo e as perspectivas para o futuro. “Essas novas estruturas para a unidade de Maracanaú chegam em momento muito oportuno devido à crescente demanda dos nossos comerciantes e clientes. O espaço do novo galpão garante mais opções de negócios sobre a variedade de produtos aqui vendidos. Além disso, iniciaremos a instalação de cobertas nos estacionamentos, integradas com painéis de energia solar, resultando em uma Ceasa mais econômica, iluminada, limpa e segura”, destaca.

Com o galpão e demais estruturas já construídas, restam alguns serviços de drenagem, pintura, sinalização e acabamentos para que a primeira fase da requalificação do local seja concluída, o que deve ocorrer em setembro. Na próxima etapa, outros três galpões do equipamento serão reformados, cuja obra consistirá na recuperação completa de pisos, paredes, sistemas elétricos e instalações hidrossanitárias.


O pernambucano Antônio Guimarães, atuante há mais de dez anos na Ceasa hortifruti, está otimista com as melhorias empregadas no equipamento. “Primeiro de tudo, vão ter mais chances de emprego e mais espaço para nós vendermos nossos produtos, porque tem muito cidadão que quer trabalhar aqui e trazer os filhos para ajudar. Outra coisa, esses novos acessos facilitam para os caminhões descarregarem as mercadorias aqui dentro, aí a gente ganha tempo. Com a Ceasa crescendo, a clientela e o movimento também aumentam, e todo mundo sai ganhando”, conclui.

As Centrais de Abastecimento do Ceará

Ocupando uma área de aproximadamente 283 mil m² do bairro maracanauense Distrito Industrial, a sede da Ceasa está estrategicamente localizada às margens da rodovia CE-060 e próxima ao 4º Anel Viário de Fortaleza, facilitando a entrega e distribuição da produção agrícola oriunda do Interior e outros estados para a capital. Criada em 1972, hoje a instituição é vinculada à SDA e conta com mais dois entrepostos – um em Tianguá e outro em Barbalha.

Por ano, a Ceasa comercializa cerca de 540 mil toneladas de produtos, com foco principal no mercado atacadista de frutas e hortaliças, mas também movimentando alimentos como carnes, laticínios, cereais, grãos, pescados, e ainda itens industrializados como embalagens e materiais de limpeza etc. Em segundo plano, a entidade atua no varejo, abastecendo pequenos consumidores residenciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *