A delegação interministerial do G20 chegou à capital na manhã desta terça-feira (9)
O Governo do Ceará deu início, nesta terça-feira (9), a um ciclo de reuniões de preparação para os encontros do G20, que chegam ao Estado em junho, julho e outubro de 2024. As reuniões, que acontecerão durante toda esta semana, contaram com a presença de representantes interministeriais que discutirão saúde, educação, segurança, cultura, turismo e outros assuntos pilares para a realização dos eventos.
Presidindo a primeira reunião, com a saúde como assunto principal, a secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros, explicou como se dará esse ciclo de encontros. “Esses encontros são para discutirmos as demandas para o evento do G20. Serão eventos grandes, que envolvem muitas autoridades, como ministros, pois são 19 países, mais os convidados, mais a União Europeia e a Africana. Então, não vamos medir esforços para fazermos bonito aqui no Ceará”, explicou.
Mapear as necessidades, prestar apoio ao Governo Federal e manter esse diálogo, para a secretária das Relações Internacionais, é essencial para uma boa experiência no Estado e, assim, colher frutos.“É uma grande oportunidade para o nosso Estado, a visibilidade do Ceará nesses encontros será muito grande. Então, a gente vai fazer o máximo, o maior esforço possível para que as pessoas que tiverem aqui não só se sintam acolhidas, como possam levar do Ceará uma boa lembrança afetiva. Que queiram voltar ao Ceará não só pelas oportunidades turísticas, mas por todas outras vertentes de atendimento. Estamos em um momento de transição energética, então, visamos também investimentos internacionais”, ressaltou Roseane.
Representante do Ministério de Relações Exteriores na reunião, o coordenador Nacional Adjunto de Organização e Logística da Presidência Brasileira do G20, João Montenegro ressaltou a importância desses diálogos, que ocorrerão ao longo da semana, principalmente pelo Ceará ter quatro datas no calendário do G20. “Esse apoio, das autoridades estaduais, facilita muito o trabalho da coordenação nacional desses eventos. O avanço das políticas sociais do Ceará são uma referência nacional e, por isso, também o Ceará tem uma relevância tão grande nesse projeto do G20, que o Brasil está presidindo”, pontuou.
“O Ceará recebe um número expressivo de reuniões, que são quatro, onde duas são reuniões ministeriais, que são da educação e emprego. Portanto, vai ser uma realidade, uma administração muito observada pelos parceiros estrangeiros”, acrescentou.
Saúde no G20
A reunião que contou com representantes da Secretaria da Saúde do Estado, do Ministério de Relações Exteriores, da Secretaria de Comunicação Nacional, da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, do Ministério da Fazenda, do Ministério da Educação, do Ministério do Trabalho e Emprego, do Banco Central do Brasil, do Secretaria de Relações Institucionais e outros, discutiu algumas necessidades para a área da saúde durante o período de encontros, tantos técnicas quanto ministeriais.
A secretária de Saúde, Tânia Mara Coelho, que durante a reunião apresentou a rede estadual de saúde para os visitantes, pontuou o prazer do Estado em sediar um evento deste porte, ressaltando que será dado todo suporte, seja pela rede estadual pública ou privada. “É um enorme prazer o Estado poder receber esse evento. E a secretaria estará à disposição para dar suporte, para que o evento possa ser o melhor possível. Precisamos desses encontros para montarmos um plano de ação baseado nas principais emergências, para podermos designar quais melhores locais de atendimento. Além disso, iremos chamar a rede privada também para participar e para que tenhamos uma assistência padronizada em toda a rede de atendimento”, pontuou.
Ceará na Rota do G20
A Cúpula do G20 chega ao país com o tema “Brasil 2024, construindo um mundo justo e um planeta sustentável”. No Ceará, os primeiros encontros acontecerão entre os dias 10 e 12 de junho, com reuniões técnicas organizadas pelo Ministério da Fazenda e o Banco Central do Brasil, com o tema “Arquitetura Financeira Internacional”. Entre os dias 1º e 3 de julho, o Ceará terá mais dois momentos liderados pelo Ministério da Fazenda, com os temas “Parceria Global para Inclusão Financeira e Infraestrutura”.
Ainda em julho, entre os dias 23 e 26, os painéis serão organizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, com objetivo de discutir a ampliação e a geração de empregos nos países menos desenvolvidos. Já em outubro, encontros voltados à educação acontecem entre 29 e 31 de outubro, encerrando o calendário cearense no G20.