Atendimentos aconteceram em Fortaleza, com serviços ofertados como consultas, ensoleiramentos e castrações
Serviço realizado pelo Governo do Ceará por meio da Secretaria da Proteção Animal, o Pet Ceará Móvel completou um mês de funcionamento nesta quarta-feira (5). Ao todo, o serviço ultrapassou os cinco mil procedimentos realizados no período. A informação foi divulgada pelo governador Elmano de Freitas, por meio de seu bate papo semanal com a população nas redes sociais.
Elmano de Freitas destacou a importância de proporcionar esse tipo de serviço: “Nós temos uma Secretaria para algo que é muito sensível ao nosso povo. Estamos levando esse trabalho, principalmente, para a periferia de Fortaleza, pensando nas pessoas que não podem pagar por esses serviços. O relato que tenho é que as pessoas vem saindo muito satisfeitas e muito agradecidas por esses atendimentos”.
Após realizar procedimentos nos bairros João XXIII e Pan-Americano, o Pet Ceará Móvel agora irá atender as populações dos bairros Jardim das Oliveiras, a partir de sexta-feira (7), e Jangurussu com início no sábado (8). O serviço acontece de segunda a sábado, das 7 às 12h e das 13 às 16h, e aos domingos, das 7h às 12h.
“A Secretaria da Proteção Animal do Ceará foi criada para executar serviços, mas também é um ambiente de acolhimento. Sabemos a luta que é a causa animal, e sabemos exatamente como devemos agir. O Pet Ceará Móvel garante atenção veterinária gratuita e de qualidade, com consultas, castração e exames. Em um mês de funcionamento, mais de 5 mil procedimentos foram realizados nas unidades móveis. Até o fim do ano, o serviço estará rodando por todo o Ceará”, pontua o secretário da Proteção Animal, David Rattacaso.
A meta é, até o fim do ano, contar com nove unidades do Pet Ceará Móvel rodando por todo o estado.
Cada unidade fica duas semanas no mesmo local, de forma a assegurar a assistência dos animais castrados, que precisam tirar pontos e passar por revisão. Para agendar a castração, o tutor precisa apresentar documento oficial de identificação (RG e CPF) e comprovante de endereço. O processo cirúrgico não é realizado no dia do agendamento. Já para consultas, são distribuídas 40 senhas por dia, 20 de manhã e 20 de tarde, por ordem de chegada.
Força Solidária Rio Grande do Sul
Ainda durante sua conversa com a população, ao responder à internauta Mariana, o governador confirmou que continua até sexta-feira, 7 de junho, a campanha do Governo do Ceará em solidariedade aos afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Até o momento, a Força Solidária Rio Grande do Sul arrecadou 1.045 toneladas de doações, entre roupas, água, alimentos, rações, itens de higiene e limpeza, entre outros.
“Eu recebi o grupo de Bombeiros que estava no Rio Grande do Sul, e um deles me disse que o que aconteceu no Rio Grande do Sul foi pior do que Brumadinho. Estamos falando de 500 mil pessoas que ficaram desabrigadas”, comentou Elmano de Freitas.
Festival Ceará Sem Fome
Durante a tradicional live nesta quarta-feira, Elmano de Freitas também confirmou a realização da primeira edição do Festival Ceará Sem Fome, que será realizado no Centro de Eventos, em Fortaleza, no dia 15 de junho. “Vamos juntar as cozinhas do Ceará inteiro, esse povo batalhador que faz 100 mil quentinhas por dia para alimentar os cearenses. Esses cozinheiros vão estar no Centro de Eventos, e a Bela Gil vai estar lá também”, convidou.