moniitoramento

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, foi recebido, na quinta-feira (2), pelo secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, na sede da SAP. O encontro serviu para alinhar ações e aproximar estratégias entre os dois órgãos do Governo do Ceará.

Durante a visita, foi apresentada a tecnologia de monitoramento de tornozelados e debatidas estratégias de uso dessa tecnologia para a proteção das vítimas de violência doméstica. Um dos caminhos é estreitar o diálogo entre equipes da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

“A aproximação entre as duas secretarias, SSPDS e SAP, que são ‘irmãs’, beneficia toda a população cearense. As duas pastas já trabalham integradas. Nosso objetivo, agora, é estreitar mais os laços e fortalecer e integrar ainda mais nossas ferramentas tecnológicas em prol da sociedade”, argumenta o secretário Samuel Elânio.

Conforme a apresentação da SAP, as vítimas de violência doméstica são protegidas por um dispositivo de alerta. A ferramenta é sincronizada com a tornozeleira eletrônica e, quando ocorre uma aproximação do agressor em relação à vítima, o equipamento emite um alerta para que a vítima seja socorrida e a aproximação do agressor seja inibida por equipes policiais.

Também estiveram presentes no encontro, o secretário-executivo de Administração Penitenciária, Rafael de Jesus Beserra; e o coordenador especial de Administração Prisional, Carlos Alexandre Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *