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Terceira unidade do Comando da Polícia Militar para Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), é implantada em Maracanaú pelo Governo do Ceará

A governadora Izolda Cela esteve em Maracanaú (Região Metropolitana de Fortaleza), na manhã desta sexta-feira (9), para entregar a terceira unidade do Comando da Polícia Militar para Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) do Estado do Ceará.

Durante o dia de entrega do território, a comunidade também recebe os serviços do pelo projeto Acolher, desenvolvido pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Instalado na Praça do Maracanãzinho, o território Copac conta com cinco viaturas e 25 policiais militares que atuarão na comunidade 24 horas, com policiamento especializado na prevenção focada, que une proteção social e segurança pública

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“É uma ação que vem se expandindo pouco a pouco, inicialmente nos municípios mais populosos, com uma base que oferece uma presença, com policiamento de proximidade da comunidade, proteção das mulheres e da comunidade escolar”, pontuou a governadora Izolda Cela. “As coisas têm de estar integradas e articuladas, e, ao mesmo tempo, as forças de segurança agem e procuram se qualificar casa vez mais”, completou.

Estrategicamente instalados em territórios que precisam de mais atenção na área social, a ação começou no mês de agosto, quando foram implantados outros dois territórios: um no Residencial Luiz Gonzaga, no bairro Ancuri, em Fortaleza, e o outro bairro Padre Julio Maria, em Caucaia.

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De acordo com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, a velocidade para a implantação desses territórios se dá, principalmente, pela rápida preparação e aptidão dos policiais selecionados para trabalhar diretamente com a comunidade. “Os policiais do Copac são selecionados, considerando primeiramente aqueles que já vêm mostrando aptidão para esse tipo de policiamento. Depois, eles passam por um treinamento muito exigente, tem toda uma formação em várias áreas. Então, além do treinamento normal, eles têm essa capacitação”, explicou.

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Para ser implantado com 38 territórios iniciais no Ceará, o Comando recebeu um investimento inicial de R$ 3.323.528,61. Compõem a sua estrutura operacional 645 policiais militares e 56 viaturas. No momento, o Estado tem 2.400 profissionais da segurança pública em treinamento para prestar serviço à população cearense nesta iniciativa.

Projeto Acolher

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A SPS, que trabalha em parceria com o Copac para atender as necessidades sociais da comunidade onde a base está implantada, levou ao local o projeto Acolher, que reúne vários serviços. Entre eles, uma unidade móvel de Políticas sobre Drogas, que conta com equipe especializada, abordagens de campo e encaminhamentos à rede pública socioassistencial; o Caminhão do Cidadão, com emissão gratuita de documentos para quem não possui RG e CPF; além de serviços de atendimento psicossocial com a equipe do Centro de Referência de Direitos Humanos.

Também foram ofertados corte de cabelo, atividades lúdicas para crianças, através do Espaço Viva Gente; atendimento em saúde com atualização da carteira de vacinação, curativos, testes de covid-19, aferição de pressão arterial e glicemia; e cursos profissionalizantes, por meio da Coordenadoria de Inclusão Social (Cois). A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) participou da ação com coleta de DNA para localizar pessoas desaparecidas. Já a Defensoria Pública do Ceará presta orientações e encaminhamentos sobre garantia de direitos.

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