O Ceará se prepara para um período de alta temporada turística que se estende até dezembro, incluindo as férias de fim de ano e as tradicionais celebrações de Réveillon. O estado, famoso por suas belas praias, eventos culturais e culinária, aguarda uma intensa movimentação de turistas nas últimas semanas de 2024, consolidando-se como um dos principais destinos do país. A combinação de uma infraestrutura moderna com atrações naturais faz do Ceará uma escolha preferida tanto para viajantes brasileiros quanto internacionais.
Durante a alta estação de 2023, entre outubro e dezembro, o Ceará registrou uma movimentação aeroportuária significativa, com 1.344.923 passageiros, como aponta o Observatório do Turismo. Conforme a Secretaria de Turismo do Ceará (Setur-CE), voos regionais da Azul serão incrementados e a oferta de assentos de tal companhia aumentará em 30% para o ano atual.
Além disso, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) frisa que o período de janeiro de 2025, em Fortaleza, terá o maior número de operações da Latam Brasil desde 2013. Ao todo, serão 958 decolagens, com previsão de 357.248 assentos.
O transporte rodoviário também desempenha papel fundamental na chegada de turistas ao Estado. Em 2023, o Observatório do Turismo frisa que 901.670 passageiros utilizaram as principais rodovias do Ceará, entre outubro e dezembro, para acessar os municípios do litoral e do interior. O aumento da movimentação nas estradas reforça a importância do turismo regional, atraindo visitantes das localidades vizinhas e interioranas.
Em adendo, a ocupação hoteleira é um dos indicadores mais promissores nessa época, com uma taxa de ocupação de 71% em outubro, 70% em novembro e 61% em dezembro de 2023, em uma média de 67,7%, dado indicado pelo Observatório do Turismo.
A média de ocupação entre janeiro e setembro de 2023 ficou em 64,84% e, entre janeiro e setembro de 2024, aumentou para 66,88%. Caso a tendência se mantenha, a ocupação pode chegar a cerca de 69,8% de média no trimestre final deste ano. Desde abril, todos os meses de 2024 superam os resultados de 2023, indicando uma possível tendência para o restante do período. Os números são da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE).
Outro ponto de destaque é a renda turística gerada no período abordado, que em 2023 atingiu o montante de R$ 16.632.997,66 em Imposto sobre Serviços (ISS). Esse valor é resultado do impacto econômico positivo que o setor exerce sobre diversos segmentos, como comércio, gastronomia, transporte e cultura. Em relação ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o Ceará registrou uma entrada de R$ 27.195.073,97 nesse trimestre do ano passado, de acordo com as métricas fornecidas pelo Observatório do Turismo.
Para o último trimestre do ano, o Ceará apresenta programações como o VIII Congresso Latino Americano, o XIV Congresso Brasileiro de Ortopedia Técnica, o XXI Sitraer, o Brazil Travel Market (BTM) e o tradicional Réveillon de Fortaleza, que ocorre em três dias de festa. Na cultura, o Estado oferece ainda atrações como o Beach Park, a Estação das Artes, o Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS), a Pinacoteca do Ceará, o Museu da Fotografia de Fortaleza, a reinaugurada Ponte dos Ingleses e o Alchymist Prehistoric Park, em Caucaia.
“A alta estação no Ceará promete ser um período de intensa movimentação, consolidando o estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Esperamos que os números sigam crescendo e contribuindo para a geração de emprego e renda”, relata Clarisse Linhares, presidente do Visite Ceará.
Sobre o Visite Ceará
O Visite Ceará é uma instituição sem fins lucrativos voltada para o desenvolvimento do turismo no Ceará. Sua missão é estimular a demanda por turismo de lazer e eventos, além de gerar oportunidades de negócios para seus associados. A entidade é mantida por esses associados, que contribuem ativamente para o crescimento do setor.
A instituição soma resultados expressivos ao longo dos últimos anos e tem sido parte importante na consolidação do Ceará como um dos principais destinos de viagem do Brasil.