O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) resgatou 22 banhistas de situações de afogamentos, entre os dias 1 e 15 de dezembro de 2022, em praias do Ceará. Além de cearenses, foram salvas também pessoas de outros estados e até de outros países.
“O Corpo de Bombeiros distribui, pela orla, guarda-vidas em postos, além de disponibilizar recursos como quadriciclos, viaturas 4×4 e motos aquáticas, como também do apoio de ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU)”, afirma o major Fernando Chailon Oliveira Barros, da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ª CSMAR/BBS). O serviço de guarda-vidas encontra-se disponível na Praia do Futuro, em Fortaleza, além dos municípios de Caucaia, Aracati e Jijoca de Jericoacoara.
Destes 22 atendimentos, 20 foram realizados em Fortaleza, na Praia do Futuro; e dois resgates ocorreram em Jijoca de Jericoacoara. Um dos resgates realizados na Praia de Jericoacoara necessitou de um atendimento pré-hospitalar. Entre as vítimas resgatadas havia cearenses, mineiros, paulistas e piauienses. Já sobre os estrangeiros, foram resgatados franceses, holandeses e mexicanos, todos com idades entre sete e 50 anos de idade.
Operação Férias
Devido ao período de férias e o aumento na movimentação de banhistas em praias cearenses, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) viabilizou 115 guarda-vidas para atuação com foco na prevenção de afogamentos. As ações ocorrem na Praia do Futuro e Sabiaguaba em Fortaleza; nas praias do Icaraí e Cumbuco, em Caucaia; além dos municípios de Aracati e Jijoca de Jericoacoara
A operação vai se estender até o final de janeiro de 2023 e o efetivo ficará distribuído em 24 postos, entre postos fixos e postos móveis, das 9h às 17h. Durante o período, os guarda-vidas farão uso de seis viaturas 4×4, sete motos aquáticas, quatro botes salva-vidas, onze quadrículos e duas ambulâncias de resgate.