De quem foi a idéia?
Certamente você já viu ao término de uma novela, um programa de TV, caracteres subindo e se conseguiu ler, em algum momento apareceu: redação, alguns nomes, e redação final, um outro nome.
Pois bem, saiba que a redação ou o redator, são tão importantes para que o programa aconteça, como ao apresentador, pois ao contrário do que muitos pensam, o apresentador não tira tudo da sua mente ali na hora do programa, claro, o seu talento de improvisação conta muito, mas por trás, bem antes, teve alguém ou mais redatores que pensaram o programa. O que falar, como seguir, piadas, textos mais dramáticos, enfim, tudo aquilo é pensado e escrito antes, e chama-se: roteiro.
as idéias para o programa pode ser pensado pelos diretores e apresentadores, assim o segundo seja participativo nas idéias do seu programa, mas o redator é quem capta essas idéias e as escreve, traçando assim o direcionamento que o programa irá tomar.
existem também os redatores de programas de humor, são os responsáveis pelas falas dos atores, (as piadas).
Muitos comediantes que fazem seus shows em bares, teatros, também contratam redatores para criarem os textos que serão dito por eles no palco.
Mas tudo isso na verdade é apenas uma introdução para falar desse profissional que é tão importante, mas ao mesmo tempo tão desvalorizado, principalmente no Estado do Ceará, onde o “amadorismo” é maior, em relação aos outros estados do Brasil, que também não são tão valorizados assim, mas que se leva com um pouco mais de profissionalismo.
Não só programas de tv´s, mas artistas do palco não entenderam a importância de se ter uma boa redação, e pra isso é preciso que o redator seja valorizado financeiramente, pois assim como qualquer ser humano, ele precisa ganhar bem por seu ofício e ter a garantia de se dedicar a ela, não precisando buscar outras formas de recurso, tirando assim o foco do profissional.
Enquanto essas pessoas não saírem desse amadorismo, e entenderam que investir para que o seu trabalho seja um bom trabalha, passa também por uma boa redação, iremos ficar eternamente nesse ciclo vicioso de mesmas piadas, mesmos textos, sem nada de novo a apresentar ao Brasil e ao mundo, vivendo na nossa bolha, enquanto lá fora as coisas mudaram e se profissionalizaram.
existe uma exceção chamada Halder Gomes e Edmilson Filho, que dentro da Cearensidade saíram do improviso, e partiram para o profissional, não é a toa que hoje estão nas melhores plataformas de streams e canais de TV.
é hora de valorizar a idéia…..
Izaias Lourenço