Projeto é voltado exclusivamente para o recolhimento de materiais grandes, como móveis e eletrodomésticos velhos, restos de madeira e ferragens, pneus e outros itens volumosos
A Prefeitura de Fortaleza iniciou, nesta segunda-feira (14/4), o serviço do Caminhão Limpezinha. Desenvolvido pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), o projeto é voltado exclusivamente para o recolhimento de materiais grandes, como móveis e eletrodomésticos velhos, restos de madeira e ferragens, pneus e outros itens volumosos.
Segundo o titular da SCSP, Abreu Machado, o Limpezinha vai circular de segunda-feira a sábado, passando por duas Regionais por dia, de forma a cobrir as 12 Regionais da capital a cada semana. As rotas de coleta são definidas a partir de solicitações feitas pelo telefone 156, pelas próprias Regionais ou pelo SAC da Ecofor.
“Esse trabalho faz parte de uma plataforma que está sendo modernizada, e o foco é recolher resíduos de grande volume. A gente quer evitar que a população descarte, por exemplo, geladeiras e máquinas de lavar, principalmente nos canteiros centrais das avenidas. O serviço vai funcionar todos os dias, de segunda a sábado, passando por duas Regionais por dia”, comentou o secretário.
O motorista de aplicativo Francisco Tarcísio aproveitou a passagem do Limpezinha na sua rua para descartar uma mesa. “Isso aí era uma mesa feita com aqueles carreteis grandes de cabo de aço. A gente tinha deixado guardada, porque não ia deixar essas coisas na rua, né? Rapaz, isso é importante. Esse serviço de limpeza nas ruas é bom, porque aí a gente pode jogar isso fora”, disse.
Quem também aprovou a iniciativa foi Francisco das Chagas, aposentado que trabalha com restauro de móveis. “Tô jogando esse sofá velho fora. A pessoa pediu o conserto há mais de um ano e nunca veio buscar. Sinal que não quer, né? Por enquanto, vou jogar fora só isso, mas tenho mais material para as próximas vezes. Uma iniciativa como essa é muito boa, porque a cidade anda muito suja e precisa mesmo de uma limpeza.”
Como vai funcionar
Diariamente, os caminhões Limpezinha circulam pelos bairros cumprindo rotas previamente definidas, das 8h às 16h. Os populares podem deixar o material que desejam descartar na calçada de casa, mas apenas no dia programado para a coleta.
Os materiais volumosos também são aceitos nos mais de 100 Ecopontos existentes atualmente em Fortaleza, no entanto, havendo a impossibilidade de destinar o resíduo diretamente a esses locais, o cidadão pode contar com o caminhão Limpezinha.
Combate ao descarte irregular
O trabalho se junta a outras iniciativas de limpeza urbana já em curso desde o início da gestão, coordenadas pela SCSP, como o mutirão de limpeza de canais e outros recursos hídricos, a operação de limpeza e zeladoria das ruas de maior fluxo da Capital, e a campanha de limpeza e educação ambiental em comunidades que vivem no entorno de linhas férreas.
Com essas iniciativas, Fortaleza avança na missão de se tornar uma cidade mais limpa e sustentável, reforçando a importância da colaboração entre o poder público e a comunidade para a manutenção e o bem-estar da cidade.
Denúncias
A Prefeitura reforça que o descarte irregular de resíduos é considerado infração grave pelo Código da Cidade (Lei Complementar nº 270/2019). A multa para esses casos varia de R$ 202,50 a R$ 32.400,00.
A população pode acionar a fiscalização por meio dos canais de denúncia da Agefis: o aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e iOS), o site Denúncia Agefis ou o telefone 156.