Prefeitura de Fortaleza consolida a pluralidade do Ciclo Carnavalesco levando atrações para diversos bairros
No sábado (01/02), o Conjunto Ceará entrou no ritmo do pré-Carnaval de Fortaleza e mostrou a força da folia nos bairros. Com uma programação especial, moradores e visitantes lotaram o Polo de Lazer do bairro para aproveitar a festa. A descentralização do evento, promovida pela Prefeitura, levou mais estrutura e segurança para a região, garantindo que a população pudesse curtir o Carnaval perto de casa. Neste ano, serão 20 polos de folia espalhados em todas as Regionais da capital cearense.
“A gente pôde descentralizar as ações da Prefeitura e, para além da economia, para além de toda a movimentação que temos aqui, o mais importante é o sentimento de pertencimento das pessoas, que estão felizes em fazer parte de uma gestão participativa, uma gestão que possa chegar na ponta, escutando a todos”, celebrou o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão.
Além da descentralização, este ano, os palcos do Carnaval de Fortaleza tornaram-se mais democráticos, sem áreas de front-stage. Como comentou a secretária da Cultura (Secultfor), Helena Barbosa, essa é uma iniciativa que demarca uma festa mais inclusiva, aproximando a população da arte, música e da festa.
“A ideia é promover uma política de proximidade. A descentralização é um desdobramento dessa política, assim como a retirada da área VIP. Essa é uma marca do nosso prefeito, que está mais perto do povo. Isso se reflete em toda e qualquer ação que temos na Secretaria de Cultura. A gente está sentindo que a cidade abraçou com muito carinho essa proposta do carnaval descentralizado, com muita alegria, muito festejo, muito reconhecimento do nosso trabalho. Estamos muito felizes, foi uma aposta. Vamos qualificar o que pudermos aprimorar, mas é um sentimento de muita alegria”, declarou.
Entre cadeiras na praça, isopores abastecidos e muita dança, a comunidade celebrou a iniciativa no Conjunto Ceará e provou que a alegria do Carnaval vai muito além do Centro e da Praia de Iracema. Os irmãos Benoni e Cecília Saldanha, moradores do bairro, chegaram cedo ao Polo de Lazer do Conjunto Ceará para garantir um lugar próximo ao palco. O aperto dos foliões não foi empecilho para a animação.
“Tá tudo tranquilo, sem violência, maravilhoso! Eu tô achando surpreendente. Moro no Conjunto Ceará e antes precisava ir até a Praia de Iracema para curtir o Carnaval. Agora, não preciso mais me deslocar, posso aproveitar aqui mesmo. Viemos para ver a Solange Almeida, que é nota dez! Aliás, nota mil! Eu adoro essa mulher!”, celebrou Cecília.
Alma Cavalcante, também moradora do bairro, levou a filha para o pré-Carnaval e se preparou para curtir a noite toda, levando cadeiras e mantimentos. Ela se disse feliz com a programação no bairro.
“É uma emoção muito grande. É muito bom ver uma festa tranquila e animada dessas aqui no bairro, me fez lembrar como era antigamente no Polo de Lazer. Já fazia tempo que não tínhamos esse tipo de evento por aqui. Esse pré-Carnaval trouxe animação para todos nós, e isso é maravilhoso”, afirmou.
O casal Ketllen e Samara Peixe, naturais do Acre, também decidiu curtir a folia no Conjunto Ceará, mesmo morando na Varjota. Elas planejam acompanhar a programação em outros bairros da cidade.
“A gente sempre acompanha os pré-Carnavais e os Carnavais. No ano passado, ficamos ali pela Praia de Iracema e na Aldeota, eu estava com a minha mãe, que veio de Rio Branco. Mas gostamos muito da Solange e do Belinho, então decidimos vir atrás deles. Mesmo sendo um pouco longe de onde moramos, resolvemos vir para curtir. Chegamos cedo e estamos aqui acampadas, vamos ficar até o final. Trouxemos cadeirinha, cerveja, tira-gosto, água mineral e som para curtir até o show começar”, contou Ketllen.
Folia no Polo de Lazer
A programação da noite começou com a Festa Numalaje, coletivo de DJs periféricos que colocou o público para dançar com uma seleção eclética de músicas. O trio é composto por DJ Lolost, Ddzin e DJ Negona.
“Como residente aqui da Granja Portugal, que é muito próxima do Polo de Lazer do Conjunto Ceará, frequento esse espaço e agora estou retornando para o Carnaval de Fortaleza. A descentralização chega na periferia e, quanto ser uma das atrações, tem sido enriquecedor, uma honra e muito importante ver outros rostos de pessoas com quem convivemos na periferia ocupando o Polo de Lazer. É uma realização única”, comentou DJ Negona.
“É uma realização ancestral, uma realização familiar, da minha avó, da minha mãe, que sempre viam esses eventos e queriam me levar quando eu era pequeno. Elas me levavam, e a gente ouvia essas músicas desde sempre. Estar aqui nesse lugar, dividindo o palco com a Solange Almeida”, celebrou DJ Lolost.
Em seguida, foi a vez de Belinho da Silva, mandando clássicos do pagode dos anos 1990.
“Estou muito feliz, especialmente porque é o meu primeiro pré-carnaval aqui pela Prefeitura de Fortaleza. Estou muito grato pela oportunidade também. E o motivo principal de eu estar tão feliz é porque estou participando desse ciclo de trazer alegria para as pessoas, de trazer entretenimento para o povo fortalezense, esse povo que merece tanto. Ainda mais sendo no Conjunto Ceará”, afirmou.
“Antigamente, víamos muitos eventos de grande porte concentrados na Praia de Iracema, Meireles, Varjota, Centro, e agora, com essa expansão, trazendo para bairros mais distantes, acho isso muito justo. O Conjunto Ceará é um bairro com muita história, um povo de muita cultura, e é mais do que merecido. Estou muito feliz de estar aqui”, concluiu Belinho.
Por fim, Solange Almeida subiu ao palco, levando os foliões ao delírio com sucessos do forró. Com uma performance cheia de energia, a cantora celebrou a descentralização do evento e a calorosa recepção do Conjunto Ceará. A voz que deu vida a clássicos do forró eletrônico como Mulher não Trai, Mulher Se Vinga, Chupa que é de Uva e Fazer Valer também elogiou a iniciativa de levar a alegria do Carnaval para vários cantos da cidade.
“Eu adorei a iniciativa, até porque movimenta a economia local. O Conjunto Ceará é um dos maiores bairros que nós temos. E é o que eu digo: o Brasil é um dos países mais ricos em música, com vários tipos de ritmos. Eu acho interessante essa mistura, quando não se exclui nenhum tipo de música e tudo se agrega. Acredito que, quando temos o intuito de somar, é sempre maravilhoso, somar e nunca dividir, sem restrições de bairro, ritmo ou classe social”.
Aterrinho da Praia de Iracema
No sábado, o pré-Carnaval foi animado no Aterrinho da Praia de Iracema com o tradicional cortejo dos blocos Unidos da Cachorra, Baqueta Clube de Ritmistas, Bonde Batuque e Camaleões do Vila, trazendo um desfile repleto de ritmos e energia.
A festa continuou com As Serpentinas, coletivo das DJs Maria Tavares, Kaká Di Paula e Ada Porã. Na sequência, o cantor e compositor Marcos Lessa assumiu o palco interpretando canções consagradas da MPB e preparando o público para a grande atração da noite: Mart’nália, que fez um show marcante com o melhor do samba.
O encerramento ficou por conta do Bloco Camaleões do Vila, que teve uma participação especial do sambista Belinho da Silva, garantindo que a noite terminasse em alta com muita folia.