O carro com telão de Led trazia frases como “Prendam Bolsonaro”, “Amazônia ou Bolsonaro e Bolsonaro” e “Criminoso Climático”, todas em inglês.
Ativistas não têm deixado vida fácil para o presidente Jair Bolsonaro em Nova York. O mandatário chegou à cidade estadunidense no domingo (19) para participar da Assembleia Geral da ONU, na terça-feira (21), e tem enfrentado protestos.
Nesta segunda-feira (20), manifestantes rodaram a cidade com um telão pedindo a prisão do presidente e chegaram a se encontrar com ele.
À noite, o grupo Democracy Brazil, autor da ação, protestou contra o presidente durante desembarque dele para uma atividade sob gritos de “genocida”, “Fora Bolsonaro” e “assassino”. Bolsonaro acenou para o grupo de manifestantes.
Em manifesto, os ativistas apontam que “a mera presença de Bolsonaro na Assembléia Geral das Nações Unidas demanda resposta” em razão da emergência climática mundial.
Veja o vídeo do carro com telão circulando em New York:
“Ele é o único chefe de Estado não vacinado. É o homem que desmontou os instrumentos de fiscalização do desmatamento em seu país. Ele é o líder que autoriza e anistia o aumento recorde na destruição da Amazônia e de outros biomas. Ele preside sobre um dos maiores ataques aos povos indígenas do Brasil. E infelizmente essa não é uma tragédia apenas brasileira”, afirmam.
“A Amazônia já está cruzando a linha do ponto de não retorno. Sua preservação é uma condição fundamental em nossa luta contra as mudanças climáticas. Assim, nossa ação visa denunciar Bolsonaro ao maior número possível de cidadãos e lideranças. Nenhum chefe de Estado, nenhuma liderança comprometida com o meio ambiente, direitos humanos e democracia deve confiar em uma só palavra que Bolsonaro tenha a dizer, nem recebê-lo ou tê-lo como aliado. Pois Bolsonaro não é apenas um presidente extremista, mas uma ameaça real ao futuro de todos nós”, dizem ainda.
Com informações da Revista Fórum