Erupção do Vulcão Cumbre Vieja de La Palma não causa tsunami no Brasil

6F17E4CF BDEF 473E 9A78 9DAFFA79BB40
Foto Reprodução SPT Television SIC Internacional USA

O Vulcão Cumbre Vieja de La Palma entrou erupção deste no último domingo dia 19 e é a primeira em La Palma desde outubro de 1971, quando o vulcão Teneguia expeliu lava durante três semanas.

La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do Arquipélago das Canárias. No seu ponto mais próximo com a África, distancia de 100 quilômetros do Marrocos.

As Canárias estão a 460 quilômetros da ilha da Madeira, em Portugal, e a 1.428 quilômetros da Ilha do Sal, em Cabo Verde.

Nos últimos dias, intensificaram-se os sinais de atividade sísmica nas Canárias, comunidade autônoma espanhola, que levou à retirada de animais e de 40 pessoas com problemas de mobilidade.

Alguns especialistas chegaram a especular, que apesar de remota, poderia a erupção do vulcão poderia causar tsunami no litoral nordeste do Brasil e na costa leste dos EUA. Mas felizmente isso não aconteceu.

Veja a reportagem do Jornal Especial Informação da SPT Televison SIC Internacional nos EUA:

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, inclusive chegou por meio da Defesa Civil Estadual, divulgou uma nota em que comunica a possibilidade baixa de ocorrer um tsunami no litoral maranhense e que tem monitorado a situação nas Ilhas Canárias.

“Especialistas da rede Sismográfica Brasileira (RSBR) apontam que as chances disso [tsunami] acontecer são muito baixas. De acordo com o órgão, somente uma atividade vulcânica excepcional poderia provocar um tsunami com a capacidade de atingir o Brasil”, diz a nota.

Com informações da SPT Televison SIC Internacional USA

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *