boa

O presidente da Comissão de Relações Exteriores dos EUA, Senador Bob Menendez e mais três parlamentares enviaram uma carta em outubro de 2021 ao secretário de Estado, Antony Blinken, responsável pela diplomacia americana, alertando sobre a deterioração da democracia no Brasil e pedindo que Biden deixasse claro que “qualquer ruptura democrática terá sérias consequências”.

No texto da carta enviada a Blinken, os senadores americanos destacaram que Bolsonaro tem feito declarações perigosas sobre as eleições de 2022, dizendo que não vai aceitar o resultado se perder a disputa e que, caso não haja mudança no sistema eleitoral eletrônico, o pleito pode ter fraudes. Para os americanos, esse tipo de linguagem é perigosa em qualquer democracia.

Os democratas também apontaram que o presidente brasileiro tem feito ataques pessoais contra integrantes do STF (Supremo Tribunal Federal) e disse que estaria disposto a usar manobras fora da Constituição para impedir os ministros de exercerem suas atribuições legais.

A indicada pelo presidente Joe Biden para ser a nova embaixadora dos EUA em Brasília, Elizabeth Bagley, quando participou sabatina no Senado no dia 18 de maio, antes de ser confirmada para o cargo. Bagley, de 69 anos, respondeu a questionamento dos parlamentares sobre assuntos que interessam aos dois países. Os temas mais abordados foram eleições e meio-ambiente.

O senador Robert Menendez, presidente da Comissão para Assuntos Exteriores, perguntou à indicada sobre a dúvida que o presidente Jair Bolsonaro tem levantado sobre a segurança do sistema eleitoral brasileiro, e o que ela poderia fazer para se certificar de que as eleições serão limpas.

Na terça-feira (09) o Senador Menedez esteve participando da semana nacional dos centros de saúde dos EUA em Newark – NJ, e na ocasião perguntei a ele sobre a preocupação em relação a democracia brasileira, e o Senador Menendez reiterou que que acredita que povo brasileiro escolherá um líder que irá compartilhar com os EUA, os movimentos da democracia, direitos humanos, meio ambiente e melhorar a economia, acreditando que o Brasil continuará a ser um sócio dos EUA e que possam continuar a trabalhar juntos.

Veja a reportagem que foi ar no Jornal Especial Informação na SPT Television SIC Internacional USA:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *