O governo da Ucrânia solicitou ao Brasil que use sua influência diplomática para convencer o presidente da Rússia, Vladimir Putin, a participar de um encontro direto com o líder ucraniano Volodymyr Zelensky, marcado para esta quinta-feira (15), em Istambul, na Turquia.

O pedido foi feito nesta terça-feira (13) pelo vice-chanceler ucraniano, Andrii Sybiha, durante uma conversa telefônica com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira. “Reafirmei a prontidão do presidente Zelensky para se encontrar com Putin na Turquia e pedi ao Brasil que use sua voz competente no diálogo com Moscou para que essa reunião de alto nível se concretize”, afirmou Sybiha.

Apesar da sinalização positiva no fim de semana por parte do Kremlin sobre retomar negociações com Kiev, o governo russo informou hoje que ainda não há confirmação da presença de Putin no encontro. Representantes poderiam ser enviados em seu lugar. Zelensky reagiu dizendo que a conversa só faz sentido se o próprio presidente russo estiver presente, e acusou Putin de estar “com medo”.

O Itamaraty confirmou o contato e reiterou a posição do Brasil de apoio a uma solução negociada para o conflito, destacando a importância de um diálogo direto entre as partes. A chancelaria brasileira também demonstrou apreço pela proposta de cessar-fogo feita recentemente por Putin.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Moscou nesta semana, onde se reuniu com Vladimir Putin. De acordo com interlocutores do Palácio do Planalto, Lula teria sugerido um cessar-fogo prolongado na Ucrânia como forma de avançar no processo de paz.

Lula já havia tentado mediar as conversas entre Rússia e Ucrânia desde 2023, mas enfrentou resistência de Zelensky, que chegou a declarar que o Brasil “perdeu o bonde” das negociações após críticas públicas do líder brasileiro à condução do governo ucraniano no conflito.

O encontro em Istambul, se confirmado com a presença de Putin, será o primeiro frente a frente entre os líderes dos dois países desde o início da guerra, em fevereiro de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *