Vídeos mostram moradores tentando fugir de Cabul após o Talibã tomar o controle do país

WhatsApp Image 2021 08 16 at 12.23.23 PM

Depois de conquistarem o resto do Afeganistão, os talibãs chegaram neste domingo (15) a Cabul.

Nos últimos dias, milhares de pessoas fugiram de diferentes partes do país em direção à capital para escapar do grupo terrorista. Vídeos que circulam nas redes mostram agora o movimento contrário de cidadãos tentando fugir da cidade. De acordo com a imprensa canadense, já ocorrem também execuções civis, decapitações de adversários e raptos de meninas.

Evacuação de afegãos estão sendo feitas por aeronave de transporte militar C-17A da Força Aérea dos EUA . Repórteres locais dizem que o Aeroporto Internacional de Cabul está um caos total, mais de 1000 pessoas tentaram embarcar em um vôo para Istambul (com capacidade para 300 pessoas).

Milhares de civis afegãos lotam o aeroporto na esperança de deixar Cabul após a tomada de poder pelo Talibã. A multidão arrombou os portões do aeroporto de Cabul na esperança de conseguirem um lugar em algum dos voos saindo do Afeganistão . Muitos desses afegãos trabalharam para o governo afegão ou para os EUA e a OTAN e, por isso, correm perigo de vida se permanecerem no país.

Um vídeo gravado no aeroporto de Kabul, no Afeganistão, viralizou nesta segunda-feira, (16) É possível ver pessoas pendurando-se em um avião de transporte C-17, da Força Aérea dos EUA.⁠

Em outro vídeo, é possível ver pessoas caindo, enquanto a aeronave decola. Segundo o site de notícias Haaretz, pelo menos cinco pessoas morreram, enquanto outras centenas tentavam entrar nos aviões à força.⁠

Veja os vídeos:

 

O horror no aeroporto de Cabul, com tiros e aviões sem conseguir decolar. As imagens que estamos vendo no Afeganistão é o retrato do que o extremismo produz no mundo e uma lição para todos nós: guerra jamais produzirá paz. Que os conflitos sejam resolvidos através do diálogo e da negociação, não das armas. A violência sempre fortalecerá o fanatismo.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *