Na última quinta-feira (23) aconteceu em Fortaleza o encontro dos dirigentes do SEBRAE de todo o Brasil em Fortaleza. O humor cearense está sendo usado como ferramenta de estratégia de atuação, para levar informação da instituição para apoiar os pequenos negócios.
A Arena do Humor promoveu um espetáculo em comemoração aos 50 anos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), uma organização que atua na promoção da competitividade e do desenvolvimento sustentável de empresas micro e de pequeno porte, que guarda a missão de fomentar o empreendedorismo no Brasil desde 1972, já com o objetivo de ser uma referência como suporte a esses negócios.
O espetáculo é uma parceria do SEBRAE com algumas personalidades humorísticas do estado do Ceará. Intitulado “Empreender é uma arte!”, o espetáculo conta com as atuações dos humoristas Lailtinho Brega, Biba (Amadeu Maya), Madame Mastrogilda e Anderson Justus, onde contarão a origem desta entidade de forma divertida e muito informativa.
O evento foi fechado e aconteceu no Hotel Gran Marquise nos dias 23 e 24 de setembro.
Humoristas que participaram do evento, falaram da importância da parceria do SEBRAE com o humor cearense:
Madame Mastrogilda: “Participar da campanha do SEBRAE é algo valioso, uma experiência única. Estar participando das esquetes de forma bem humorada deixa emblemada a história do SEBRAE no Ceará, isso nos deixa contentes, principalmente nesse momento em que as pessoas estão tentando se reerguer, recomeçar as suas vidas. Para mim é muito bacana usar do nosso carisma, que é o humor, para fazer esse apelo, para levantar essa bandeira do comércio.”
Lailtinho: “Essa campanha do SEBRAE “Compre do pequeno, valorize quem está do seu lado” deu uma valorização enorme aos artistas, essa saída da pandemia ele acreditou nessa retomada, então através do SEBRAE, dessa criação que foi uma ideia muito nossa, fez com que a nossa imagem voltasse no momento certo para que as pessoas pudessem reviver e entender que o comércio tem que seguir em frente. Então isso também deu um upgrade para os pequenos e microempreendedores para que eles levantem a poeira, abram seus balcões, botem suas cadeiras para fora e o mundo volte ao normal, então foi muito importante. E esse espetáculo que estamos criando é para brindar tudo isso nesses 50 anos do SEBRAE e para mostrar através de esquetes o que o micro e pequeno empreendedor vive, para que possamos transformar de forma sutil e com humor, mas com uma veracidade muito forte, que é o impacto do crescimento da valorização do SEBRAE em acreditar em quem está do lado, em acreditar no pequeno, pois somos sim grandes empreendedores. Viva o SEBRAE, viva toda a comédia cearense.”
Biba: “Durante a campanha do SEBRAE “Compre do pequeno, valorize quem está do seu lado”, foi muito prazeroso fazer parte de uma campanha que na visão da diretoria do SEBRAE, procuraram unir o melhor do Ceará que é a sua jocosidade, que é o seu bom humor, dentro de uma campanha para chamar atenção das pessoas para a valorização dos pequenos negócios. Dentro dessa primícias da campanha que foi ao ar no estado do Ceará, estendeu-se para mais projetos onde utiliza a molecagem e o bom humor cearense e com isso leva uma mensagem para outros gestores do SEBRAE do Brasil inteiro. Então é muito bom que instituições como o SEBRAE levem nesse momento dentro da sua campanha a cultura cearense e dentro da cultura cearense uma mensagem de retomada desse momento de pandemia, de um momento em que diversos empresários passaram e estão passando por dificuldade, onde conseguimos levar soluções com o que o SEBRAE trabalha, que é valorizar o trabalho do pequeno, saber administrar o dinheiro, saber administrar o negócio, mas com uma boa pitada de humor. Então esse trabalho é muito bacana e foi muito inteligente da diretoria, e a gente como artistas ficamos lisonjeados com essa participação.”
Diretor do espetáculo Glailton Bezerra: “O espetáculo Empreender é uma arte! Reúne três esquetes curtas abordando o cotidiano de micro empreendedores, trazendo o bom humor cearense e intrínsecos no próprio comércio. O espetáculo utiliza uma linguagem leve para expor, de forma crítica e bem-humorada, a situação de alguns personagens em busca de sucesso nos negócios.”
Direção nacional do Sebrae se reuniu com governador do Ceará Camilo Santana
Encontro teve como objetivo ampliar ações conjuntas para fomentar o empreendedorismo no estado.
O presidente do Sebrae, Carlos Melles, o diretor técnico Bruno Quick e o diretor de Administração e Finanças Eduardo Diogo se reuniram, na manhã desta sexta-feira (24), com o governador do Ceará, Camilo Santana, no Palácio da Abolição, em Fortaleza (CE). Durante o encontro, foram discutidas ações do governo do Estado para o fomento ao empreendedorismo e apoio ao setor produtivo, além dos programas desenvolvidos pelo Sebrae em todo o Brasil e a parceria com o Ceará.
O presidente do Sebrae, Carlos Melles, elogiou o governador pelo diálogo com o setor produtivo e por unir planejamento e capacidade de execução de importantes iniciativas. Ele ainda colocou os programas do Sebrae à disposição para contribuir com o apoio aos pequenos negócios cearenses, além de destacar iniciativas como o Cidade Empreendedora, que visa contribuir para a melhoria do ambiente de negócios e fomento do empreendedorismo nos municípios brasileiros.
Além da direção nacional do Sebrae, também estiveram presentes na reunião o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/CE, Ricardo Cavalcante, o superintendente e o diretor técnico estadual da instituição, Joaquim Cartaxo e Alci Porto, respectivamente, o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, e Adriana Côrte Real, diretora técnica do Sebrae/PE e vice-presidente da Abase.
Na oportunidade, o governador Camilo Santana parabenizou as direções nacional e estadual do Sebrae pelo importante papel cumprido pela instituição no apoio aos pequenos negócios do país e do Ceará. Camilo falou ainda sobre o trabalho do governo do Estado e da parceria existente entre poder púbico estadual e o setor produtivo, visando o desenvolvimento do Ceará. “Temos procurado criar as infraestruturas necessárias para apoiar o fortalecimento do setor produtivo em nosso estado”.