A indústria cearense registrou o maior crescimento nacional no primeiro trimestre de 2025, com um aumento de 3,5%. O resultado da média móvel do Ceará também é maior que o desempenho do setor a nível de Brasil (0,4%) e Nordeste (-2,6%) no último trimestre. O desempenho deixa a indústria cearense à frente de estados como Rio de Janeiro (2,4%), Espírito Santo (1,2%) e São Paulo (1,1%). Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional.
“O Governo do Ceará, sob a liderança do governador Elmano de Freitas, tem fortalecido políticas de incentivos fiscais e patrimoniais que, no início deste ano, resultaram na atração de mais de 9,4 bilhões em investimentos privados. São investimentos que preveem a geração de mais de 7 mil empregos diretos nos próximos anos para a população cearense”, comenta o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e responsável pela operacionalização do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI), Danilo Serpa.
Últimos 12 meses
No acumulado dos últimos 12 meses, o Ceará obteve o quarto maior crescimento do país, com um aumento de 5,2%. O resultado é três vezes maior que o apresentado a nível de Nordeste (2,5%) e Brasil (3,1%). Os setores têxtil (36,4%), produtos de metal (24%), produtos químicos (21,6%) e metalurgia (18,3%) foram os que alcançaram melhor desempenho no acumulado dos últimos 12 meses.
“Os excelentes resultados refletem os esforços e empenho de gestão do governador Elmano de Freitas para implementar políticas públicas voltadas para a indústria que hoje se mostra fortalecida e otimista para o futuro. Os industriais cearenses têm todo o apoio da SDE para inovar e expandir seus investimentos. Nosso intuito é ultrapassar esses números, atraindo, inclusive, novos investidores para o Ceará que oferece excelentes vantagens em termos de infraestrutura, condições climáticas, o Porto do Pecém, e do ponto de vista geográfico também, dentre outros fatores estratégicos para o desenvolvimento econômico e sustentável do nosso estado”, informou o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Domingos Filho.
Desenvolvimento
O bom desempenho da indústria cearense também compõe o cenário de crescimento alcançado pelo Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará em 2024, que foi de 6,49%, quase o dobro do resultado alcançado pelo Brasil (3,4%) no mesmo ano. O resultado da produção local foi o melhor crescimento desde 2010 e o quarto melhor desde 2003.
O Governo do Ceará tem desenvolvido diversas ações voltadas para o fortalecimento do setor industrial local. No último mês de abril, foram aprovados 80 pleitos para a concessão de incentivos fiscais para a indústria pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (Condec). Somente em relação a novas empresas, o Estado do Ceará atraiu 19 indústrias, com R$ 6,8 bilhões em investimentos privados e geração de 2.221 novos postos de trabalho no Estado.
Também está prevista para o próximo mês de julho a contratação de mão de obra para atuar na produção dos primeiros veículos que serão fabricados no Polo Automotivo do Ceará (Pace), localizado no município de Horizonte. O anúncio foi feito pela Comexport, empresa parceira do projeto, durante a “Auto Shanghai 2025: embracing innovation, empowering the future”, evento realizado na China, que contou com a presença do governador Elmano de Freitas; do presidente da Adece, Danilo Serpa; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Romeu Aldigueri; do prefeito de Horizonte, Nezinho Farias; e do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante.