A Prefeitura orienta que a população acompanhe a divulgação semanal das rotas e coloque os resíduos na porta de casa apenas no dia programado

No primeiro mês rodando pela cidade, o caminhão Limpezinha atendeu a 250 agendamentos para recolher materiais grandes nas portas das casas, resultando na coleta de 140 toneladas de resíduos em Fortaleza. O programa, lançado em 14 de abril pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), foi reformulado para permitir a solicitação direta pela população, oferecendo pelo menos três canais para o agendamento do serviço.

Com o Limpezinha, os moradores podem agendar a coleta de móveis e eletrodomésticos velhos, restos de madeira e ferragens, e pneus. Esses materiais são considerados resíduos grandes e não podem ser descartados junto ao lixo comum, levado pela coleta domiciliar. Com isso, o programa foi criado para oferecer mais uma alternativa de descarte correto de resíduos à população de Fortaleza, evitando, assim, a prática irregular de formação de pontos de lixo pela cidade.

O caminhão cumpre as rotas agendadas de 8h às 14h, de segunda a sábado, percorrendo duas Regionais por dia, cobrindo as 12 Regionais semanalmente. O agendamento pode ser feito pela Central 156, diretamente na Regional do bairro ou pelo SAC da Ecofor, no número 08002754400.

Como saber a rota

A Prefeitura orienta que a população acompanhe a divulgação semanal das rotas, feita no portal de notícias e nas redes sociais da Prefeitura, para saber quando o caminhão vai passar no endereço, deixando o material na calçada de casa apenas no dia programado.

Além do Limpezinha, Fortaleza conta com 113 Ecopontos, instalados em todas as Regionais, onde a população pode descartar materiais volumosos de maneira correta.

Nos Ecopontos, a população tem acesso a programas de bonificação em troca dos resíduos descartados. Com o Recicla Fortaleza, quem leva itens recicláveis aos Ecopontos pode receber descontos na conta de energia. Pelo E-Carroceiro, os carroceiros cadastrados são bonificados em dinheiro ou em crédito no comércio local ao descartarem os resíduos volumosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *