A mais recente pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada neste sábado, 5 de abril, revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu interromper a tendência de queda em sua popularidade.

O índice de aprovação subiu de 24% em fevereiro para 29% neste mês. Apesar dessa leve recuperação, a reprovação permanece elevada, com 38% dos entrevistados classificando o governo como ruim ou péssimo. Outros 32% consideram a gestão regular, e 1% não soube opinar. citeturn0search10

A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 3 de abril, ouvindo 3.054 pessoas em 172 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Segmentação por Grupos

A avaliação do governo varia significativamente entre diferentes segmentos da população:

  • Gênero: Entre os homens, 27% consideram o governo ótimo ou bom, enquanto 42% o avaliam como ruim ou péssimo. Entre as mulheres, 30% aprovam a gestão, e 34% desaprovam.
  • Religião: Entre os católicos, há um empate, com 34% tanto de aprovação quanto de reprovação. Já entre os evangélicos, apenas 19% avaliam o governo positivamente, enquanto 49% têm uma visão negativa.
  • Renda: Nos estratos de renda mais alta, a aprovação aumentou: entre aqueles que ganham de 5 a 10 salários mínimos, a avaliação positiva subiu de 18% para 31%.
  • Região: No Nordeste, a aprovação é de 38%, enquanto no Sudeste, é de 25%. citeturn0search10

Expectativas Futuras

Quando questionados sobre as expectativas para o restante do mandato de Lula, 35% dos entrevistados acreditam que o governo será ótimo ou bom, enquanto uma parcela igual de 35% espera que seja ruim ou péssimo. Outros 28% preveem uma gestão regular.

Percepção de Melhora ou Piora na Vida

A pesquisa também indagou se a vida dos brasileiros melhorou ou piorou após a posse de Lula em 2023:

  • 29% afirmam que piorou (em comparação a 23% em julho de 2024);
  • 28% dizem que melhorou (contra 26% anteriormente);
  • 42% consideram que permaneceu igual (ante 51% na pesquisa anterior).

Esses dados refletem um cenário de estagnação na percepção pública sobre o impacto da atual gestão na vida cotidiana.

Embora o presidente Lula tenha conseguido interromper a tendência de queda em sua popularidade, os índices de reprovação ainda superam os de aprovação. A gestão enfrenta desafios significativos para reverter esse quadro, especialmente entre segmentos específicos da população e em relação às expectativas futuras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *