De janeiro a julho deste ano, 3.874 pontos de iluminação foram requalificados e outros 2.116 novos pontos de luz foram implantados em diversos bairros
Com serviços de manutenção e melhorias constantes, a Prefeitura de Fortaleza segue requalificando a iluminação pública na cidade, realizando a troca dos equipamentos antigos, com luz amarela, para equipamentos mais modernos com luz branca. Este trabalho inclui também a manutenção de pontos apagados à noite ou acesos durante o dia. Como resultado, hoje o parque de iluminação da cidade é composto por 95,6% de luz branca ou em tecnologia LED, proporcionando mais qualidade de vida para a população na cidade e a convivência entre as pessoas, incentivando assim a ocupação saudável dos espaços públicos.
Desenvolvido pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio da Coordenadoria Especial de Iluminação Pública, este trabalho ininterrupto possibilitou, de janeiro a julho deste ano, a requalificação de 3.874 pontos de iluminação, que antes eram compostos por luz amarela e agora possuem luz branca, e outros 2.116 novos pontos de luz foram implantados em diversos bairros. Com esse avanço, hoje o Parque de Iluminação de Fortaleza conta com um total de 204.724 pontos de luz, dos quais 195.764 são de iluminação branca. Desde janeiro, além dos serviços de manutenção em toda a cidade, também foram implantados projetos de iluminação específicos para cada local e também integrados a intervenções de mobilidade urbana, como nas Areninhas da Praça Deputado Paulo Benevides e do Estádio Murilão, em Messejana (Regional 6); na Avenida Mozart Pinheiro de Lucena, no bairro Vila Velha (Regional 1); no viaduto do Makro, bairro Dias Macedo (Regional 8); além das avenidas Desembargador Moreira e Beira-Mar, nos bairros Aldeota e Meireles (Regional 2).
O secretário da Conservação e Serviços Públicos, Ferruccio Feitosa, explica que as intervenções de iluminação também permitem a requalificação dos espaços públicos. “Estamos seguindo a orientação do prefeito Sarto para que possamos deixar a cidade de Fortaleza cada vez mais iluminada, segura e melhor de se viver. Uma melhor iluminação proporciona mais visibilidade à noite, por exemplo, em vias, praças e Areninhas, resultando em benefícios para todos”, afirma o gestor.
Em locais como a Av. Desembargador Moreira, a iluminação incentiva a ocupação saudável dos espaços públicos à noite
O serviço é constante e é feito por quadriláteros, sendo realizado em praças, no entorno de equipamentos públicos, binários, novas faixas para pedestres, estações de bicicletas compartilhadas, pontos de ônibus, Areninhas e avenidas. Desde janeiro, já foram beneficiados os bairros Aerolândia, Aeroporto, Autran Nunes, Barra do Ceará, Barroso, Bela Vista, Benfica, Bonsucesso, Cajazeiras, Carlito Pamplona, Centro, Cidade dos Funcionários, Dias Macedo, Dom Lustosa, Engenheiro Luciano Cavalcante, Farias Brito, Fátima, Granja Lisboa, Itaperi, Jacarecanga, Jardim das Oliveiras, Jóquei Clube, José de Alencar, José Walter, Meireles, Messejana, Mondubim, Mucuripe, Olavo Oliveira, Papicu, Parque Santa Maria, Planalto Ayrton Senna, Praia de Iracema, Praia do Futuro I, Presidente Kennedy, São João do Tauape, Sapiranga, Varjota, Vila Ellery e Vila Velha.
São elaborados projetos elétricos que compreendem a substituição das luminárias antigas por outras mais modernas e eficientes, equipadas com vidros policurvos, que distribuem melhor a luz e minimizam os espaços escuros entre os postes, os chamados “zebramentos”. Além disso, os técnicos fazem a adequação de potência das lâmpadas de vapor metálico (luz branca) direcionadas para a demanda de cada localidade e espaço específico. A requalificação ou implantação de nova iluminação também é feita em áreas a serem urbanizadas ou construídas pela Prefeitura, como novas Areninhas, praças, túneis, viadutos, avenidas e lagoas, dentre outros.
Manutenção da Iluminação Pública
Em casos de pontos apagados à noite ou acesos durante o dia, a orientação é que a população telefone gratuitamente para o número 156 ou acesse o aplicativo Central 156 e abra protocolo de solicitação de serviço.