O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, autorizou na noite deste sábado (25) o envio de uma força-tarefa, composta por militares do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, para auxiliar as vítimas das chuvas que atingem o estado da Bahia.
Ao todo, 25 profissionais do Corpo de Bombeiros, além de uma aeronave da Ciopaer, seguirão para Ilhéus com o intuito de reforçar buscas e ações de salvamento, em operação integrada com outras forças de segurança.
No início da noite de hoje, seis viaturas partiram em direção à cidade baiana, onde ficarão até o término do trabalho integrado.
Momento da saída da força-tarefa cearense em direção à Bahia:
Situação de emergência na Bahia
Chuvas fortes voltam a causar estragos e inundações na Bahia; governador manda criar base de apoio em Ilhéus, no sul do estado.
Ao menos 19 municípios da região sofrem algum impacto dos temporais neste sábado (25). Em todo o estado, são 66 cidades em situação de emergência.
O governador Rui Costa determinou a instalação de uma base de apoio no município de Ilhéus, sul do Bahia, com objetivo otimizar os esforços para ajudar as cidades que sofrem com fortes chuvas. O anúncio foi feito na manhã deste sábado (25), quando ao menos 19 cidades da região são atingidas por temporais.
Em todo o estado, são 66 cidades em situação de emergência por causa das chuvas. Até a noite de sexta-feira (24), foram registradas 17 mortes provocadas pelas chuvas que atingem a Bahia desde o início de novembro.
As regiões sul e sudoeste do estado são as mais afetadas pelas chuvas. Em Itororó, o número de desabrigados chegou a 200 neste sábado; em Guaratinga, os temporais deixaram 600 pessoas desabrigadas e causaram o desabamento de 58 casas. Além disso, 25 pontes ficaram danificadas, deixando comunidades em isolamento.
Segundo informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), 3.788 pessoas ficaram desabrigadas e precisaram de apoio das prefeituras e 10.955 ficaram desalojadas (tiveram que abandonar seus imóveis, mas não necessitaram de abrigo) até sexta-feira (24).
Temporais também afetam outras partes do estado: as cidades de Ibipeba e João Dourado, na região norte, sofrem com o alagamento de vias e casas desde quinta-feira (23). A situação é semelhante em Salvador, que antes do fim de dezembro já registrou volume de chuvas cinco vezes maior do que o esperado para o mês inteiro.
Rui se reuniu com prefeitos, secretários estaduais, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, para identificar e agilizar as primeiras ações, principalmente recuperação de serviços essenciais.
O governador também manteve contato com outros governadores e informou os estados que ofereceram ajuda. Além disso, o ministro da cidadania, João Roma, disponibilizou a estrutura do Governo Federal.
“Temos 19 cidades com várias comunidades embaixo d’água. A base de apoio está montada em Ilhéus e já começa a receber apoio dos governos do Maranhão, Espírito Santo e Minas Gerais, além do Ministério da Cidadania. A prioridade neste momento é retirar todas as pessoas das áreas de riscos, restabelecer serviços e abrir estradas”, declarou Costa.
Com G1