Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta terça-feira (8) revela que 52% dos brasileiros acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro deveria ser preso em função das acusações de tentativa de golpe de Estado. Por outro lado, 42% dos entrevistados são contrários à prisão, e 7% não souberam responder.
Apesar dessa maioria favorável à prisão, 52% dos participantes da pesquisa consideram que Bolsonaro não será efetivamente preso, enquanto 41% acreditam que ele acabará na cadeia.
A pesquisa também identificou diferenças significativas nas opiniões conforme a religião dos entrevistados. Entre os católicos, 55% apoiam a prisão de Bolsonaro, enquanto 39% são contra. Já entre os evangélicos, 54% se opõem à prisão, e 38% são favoráveis.
Em 26 de março, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade tornar Jair Bolsonaro réu pelos crimes de golpe de Estado e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito. Essa decisão inédita coloca um ex-presidente no banco dos réus por crimes contra a ordem democrática estabelecida pela Constituição de 1988.
O levantamento do Datafolha foi realizado entre os dias 1º e 3 de abril, com 3.054 pessoas acima de 16 anos, em 172 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.