Do total, mais de 900 vagas são destinadas a pessoas com deficiência

Saulo Geovanni Santos, de 41 anos, segura nas mãos a carteira de trabalho com esperança de conseguir ser contratado. Ele, que está há 9 anos sem emprego formal, foi uma das pessoas que compareceram, na manhã desta sexta-feira (29) , à unidade sede do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine), no Centro de Fortaleza, a fim de aproveitar a Black Friday de Empregos. A iniciativa é realizada em diversas cidades do Ceará pelo Governo do Estado, por meio do IDT/Sine em parceria com a Secretaria do Trabalho (SET) e empresas clientes.

“Estou pronto para qualquer trabalho, de gari, faxineiro. Fiquei sabendo da Black Friday pelos jornais, então achei uma ideia muito boa. A gente pensa que é só para compra, mas foi ótimo essa oportunidade”, afirma Saulo.

A Black Friday de Empregos é dedicada a ampliar as oportunidades para quem está em busca de um emprego, com um feirão de ofertas para diversos setores, como comércio, serviços e indústria, com vagas também para pessoas com deficiência.

Nesta edição, o IDT/Sine estima disponibilizar cerca de 5.724 postos de trabalho, dos quais 979 são destinados a pessoas com deficiência. Quase mil empresas estão envolvidas na iniciativa que será realizada nas 18 unidades do órgão em todo o Ceará.

Presente na ação, a vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero, avalia que o aquecimento da economia cearense estimula a geração de empregos. “Temos a missão de fazer do Ceará o estado da oportunidade, gerando emprego e renda. Do ano passado até hoje, tivemos crescimento mais de 110 mil vagas, ou seja, a menor taxa de desemprego desde 2014. Um índice histórico. A gente quer ver ainda mais o nosso povo empregado”.

Em outubro de 2024, foram gerados 3.187 novos postos de trabalho com carteira assinada no estado. Foi o décimo mês seguido de saldo positivo no Caged para o Ceará. No acumulado do ano, o saldo chegou a 58.049 empregos, positivo nos cinco grandes agrupamentos econômicos.

“A Secretaria do Trabalho tem feito um esforço permanente para inserir segmentos como mulheres, jovens, no mercado de trabalho. Todo o dia fazemos um trabalho junto às empresas para captar vagas, ser ponte entre a empresa e o trabalhador. Isso se soma aos esforços de qualificação profissional”, reforça o secretário do Trabalho, Vladyson Viana.

Oportunidades

Em busca de recolocação no mercado de trabalho, Ana Paula Chaves da Silva, 50, está otimista com a Black Friday de Empregos. Ela, que sozinha criou três filhos, todos atualmente em idade adulta, diz que a garantia do trabalho é fundamental para as mulheres. “Eu sempre trabalhei fora de casa, porque eu tinha que criar meus filhos”, conta.

Ana Paula tem experiência em acabamento, na área de costura, e serviços gerais, função que desempenhou com carteira assinada até 2021. “Estou indo atrás de emprego, mas não consigo, não sei se é por conta da minha idade. Mas eu tenho fé em Deus que hoje eu vou sair daqui com um trabalho, todos nós aqui, na verdade”, acredita.

Não precisa agendar, basta comparecer, até às 17 horas desta sexta, em uma das unidades de atendimento levando RG, CPF e currículo. “Este evento está acontecendo em nossas 18 unidades. Para conseguir uma dessas vagas basta o trabalhador organizar o currículo, procurar nossas unidades, trazer carteira de identidade, CPF. Estamos esperando para atender e orientar cada trabalhador e trabalhadora”, explica o presidente do IDT/Sine, Raimundo Angelo.

Na oportunidade, ocorrerão processos seletivos, palestras, encaminhamentos e outras atividades dedicadas aos trabalhadores. Além disso, algumas unidades também vão disponibilizar diversos serviços como, vacinação, teste glicêmico, aferição de pressão arterial, corte de cabelo, entre outros.

Uma das empresas parceiras presentes na sede do IDT é o Super Carnaúba, que tem 8 lojas em Fortaleza e Região Metropolitana. Gelma Lima, 36, é analista de Recursos Humanos da rede de supermercados, e destaca a parceria. “Fizemos uma programação para que pudéssemos divulgar o maior número possível de vagas, tanto vagas em aberto e outras para banco de empregos. Hoje estamos com vagas para prevenção de perdas, auxiliar de serviços gerais, repositores, açougueiros e aprendiz também, todas com inclusão dos PCDs”, detalha.

Com 17 anos de experiência na área contábil e financeira em grandes empresas, Francisco Cleyson Lima, 45, está há cinco meses desempregado. Ele avalia a importância do trabalho para que as pessoas com deficiência mostrem todo o potencial. “Estou em busca de uma empresa que me receba e me coloque naquilo que sou especialista. Quero ser acolhido e ter condições de trabalho, de vida, de saúde mental”, deseja.

Serviço:

Black Friday de Empregos do IDT/Sine
Data: 29 de novembro (sexta-feira)
Horário: 8 às 17h
Local: Unidades de Atendimento
Mais informações em idt.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *