TERROR | Polícia mata homem asfixiado em câmara de gás improvisada dentro de viatura em Sergipe

PRF

Um homem de 38 anos morreu depois que agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) fizeram uma “câmara de gás” dentro de uma viatura e o trancaram dentro, na BR-101, no município de Umbaúba, no Litoral de Sergipe, nessa quarta-feira (25). A vítima foi identificada como Genivaldo de Jesus Santos e teria esquizofrenia.

Imagens gravadas por pessoas que assistiram à ação foram compartilhadas em redes sociais e mostram a vítima sendo algemada no chão e colocada pelos agentes no porta-malas da viatura. De dentro do carro sai fumaça.

Testemunhas contaram que os agentes jogaram uma bomba de gás de pimenta dentro do veículo no intuito de conter o homem, que estava em surto.

Genivaldo chegou a ser socorrido, segundo a PRF. Ele teve a morte confirmada pelo hospital de Umbaúba. A corporação afirmou em nota que abriu um procedimento disciplinar para averiguar a conduta dos policiais envolvidos.

O texto afirma que “técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo” foram empregados para conter Santos que, segundo a PRF, estava agressivo.

A vítima teria sido abordada pelos agentes quando pilotava uma motocicleta. As pessoas que viram a abordagem disseram que ele portava cartelas de remédios e que os agentes foram informados de que se tratava de um homem com transtorno mental.

Os policiais ignoraram os apelos das pessoas que diziam que Genivaldo iria morrer se fosse mantido na “câmara de gás”.

Antes de ter as pernas amarradas e de ter sido colocado no porta-malas, o homem foi alvo de spray de pimenta.

A Polícia Civil de Sergipe afirmou que investiga o caso, colhendo depoimento dos envolvidos. A família registrou um Boletim de Ocorrência. (Via Uol)

O TCT teve acesso ao vídeo da ação, no qual o homem aparece batendo as pernas enquanto morre sufocado. As imagens são consideradas extremamente cruéis e violentas:

Câmara de gás

Durante o Holocausto, câmaras de gás foram projetadas como parte da política nazista de genocídio contra judeus. Os nazistas também tinham como alvo ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, intelectuais e do clero. A estratégia foi usada para matar milhões de pessoas entre 1941 e 1945.

Outro lado

Em nota, a PRF afirmou que o homem teria “resistido ativamente” à abordagem. Os agentes, então, teriam utilizado “técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo” para conter a agressividade da vítima, que passou mal no caminho para a delegacia, segundo a corporação.

Leia a íntegra da nota da PRF:

“Na data de hoje, 25 de maio de 2022, durante ação policial na BR-101, em Umbaúba-SE, um homem de 38 anos resistiu ativamente a uma abordagem de uma equipe PRF. Em razão da sua agressividade, foram empregados técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo para sua contenção e o indivíduo foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Umbaúba.

Durante o deslocamento, o abordado veio a passar mal e socorrido de imediato ao Hospital José Nailson Moura, onde posteriormente foi atendido e constatado o óbito.

A equipe registrou a ocorrência na Polícia Judiciária, que irá apurar o caso. A Polícia Rodoviária Federal em Sergipe lamenta o ocorrido e informa que foi aberto procedimento disciplinar para averiguar a conduta dos policiais envolvidos”.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *