Captura de Tela 2022 12 05 as 19.17.15

Izolda Cela, governadora do Ceará, deverá ser confirmada como ministra da Educação do governo Lula

“Em sua gestão foram implantados programas que tornaram o Ceará uma referência em aprimoramento da educação”, escreve a jornalista  Tereza Cruvinel do Brasil 247

Candidatos há muitos, mas o nome da governadora do Ceará, Isolada Cela, para ocupar a pasta da Educação é considerado pule de dez no entorno de Lula. Fernando Haddad, que ocupou o cargo por sete anos nos governos Lula e Dilma, já descartou um retorno à pasta, assim como Henrique Paim, também ex-ministro e coordenador do GT de Educação na equipe de transição.

Como vice-governadora do estado, Izolda assumiu o governo em abril, quando o ex-governador petista Camilo Santana deixou o cargo para concorrer ao Senado. Ela era do PDT mas deixou o partido em protesto contra a decisão de Ciro Gomes, que forçou a ruptura da aliança entre os dois partidos lançando unilateralmente a candidatura de Roberto Cláudio ao governo. Izolda concorreria pelo PDT com o apoio do PT, que lançou a candidatura de Elmano de Freitas, vitorioso no primeiro turno.

Professora e psicóloga, ela é mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e tem especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Foi secretária municipal de Educação em Sobral, terra dos irmãos Gomes, e secretária estadual no governo de Cid Gomes. Em sua gestão foram implantados programas que tornaram o Ceará uma referência em aprimoramento da educação.

Por Tereza Cruvinel do Brasil 247

 

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *