Em Fortaleza, é da AGEFIS (Agência de Fiscalização de Fortaleza) a competência para fiscalizar os estabelecimentos que não estão exigindo o comprovante de vacinação.
É possível denunciar esses locais de três formas:
1 – Ligando para o número “156”, opção “4”.
Antes de ligar, tenha em mãos o nome do estabelecimento, endereço e ponto de referência.
2 – Pelo aplicativo “Fiscalize Fortaleza”.
Após instalar o app e fazer o login, clique em “Cadastrar Denúncia”. Na página “CADASTRO DO TIPO FISCALIZADO”, selecione a opção “Posturas e Práticas Inadequadas”. Após, basta ir preenchendo todas as informações solicitadas, até que um número de protocolo seja gerado ao final.
3 – Pelo site “denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br”. Após realizar o cadastro no site, clique em “Cadastrar Demanda”. Na página seguinte, com a pergunta “Qual fiscalização você deseja solicitar?” ainda não existe um campo específico referente ao comprovante da vacinação. Sugerimos então que seja selecionada a opção “Produtos e serviços de interesse à saúde Geral”. Após, basta ir preenchendo todas as informações solicitadas, até que um número de protocolo seja gerado ao final.
Em todo o Estado do Ceará é obrigatório apresentar o comprovante de vacinação para entrada em bares, restaurantes (inclusive os de shoppings desde que tenham um espaço privado), barracas de praias e eventos.
Se não cobraram o seu comprovante de vacinação ao tentar entrar em algum desses locais, faça uma denúncia seguindo um dos procedimentos acima detalhados.
É fácil e rápido! Ajude a conter disseminação do vírus do Covid-19.