Segundo a Anvisa, não há confirmação se o caso é da variante Ômicron; paciente, que já está em isolamento, é vacinado e chegou ao Brasil em 27 de novembro
A Anvisa informou, em nota divulgada há pouco, que um passageiro brasileiro que desembarcou ontem (27) em Guarulhos (SP), com passagem pela África do Sul, testou positivo para o coronavírus. A agência ainda afirmou que não há confirmação se o caso é da variante Ômicron e que a pessoa já está em isolamento.
Segundo a Anvisa, é exigido que os viajantes apresentem PCR negativo para o coronavírus realizado em, no máximo, 72 horas antes do embarque, na origem do voo. O passageiro em questão, informou a agência, chegou ao Brasil com teste negativo, assintomático.
Após a chegada, a Anvisa foi informada às 21h12 de ontem sobre o resultado positivo de novo teste, realizado pelo laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos.
Diante do resultado, a agência notificou o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), às 1h07 de hoje (28). A vigilância epidemiológica de Guarulhos também foi acionada para acompanhar o caso.
Após o teste positivo, o paciente foi colocado em isolamento e já cumpre quarentena em casa. Os órgãos de saúde estadual e municipal passaram a fazer o monitoramento do caso. O Ministério da Saúde também acompanha o caso.
Com O Antagonista